Festival Rescaldo está de volta em 2022 com cinco dias de concertos alternativos em Lisboa

©Vera Marmelo | Banha da Cobra
©Vera Marmelo | Banha da Cobra

Depois de três anos de paragem, o Rescaldo regressa para celebrar «mais de dois anos de música aventureira nacional». No programa estão doze concertos e um DJ set.

O Festival Rescaldo, que a organização caracteriza como um «espaço para outras formas de pensar e ouvir», tem regresso marcado para Março, em Lisboa. Vão ser cinco dias de concertos, de 2 a 6 de Março.

Com uma paragem “forçada” devido às restrições impostas pela pandemia de COVID-19, o Rescaldo junta, na edição de 2022, «nomes históricos» a «criadores de múltiplas novas gerações em pleno percurso de afirmação e maturidade».

Doze concertos em quatro salas

O programa tem doze concertos e um DJ set em quatro salas de Lisboa: Centro Cultural de Belém, Damas, galeria ZDB e St. George Church. Um dos objectivos do festival é mostrar que, «apesar da paragem forçada, o tecido musical mais desafiador do país se mantém vivo e pulsante».

As primeiras actuações do Rescaldo estão marcadas para o Damas, um bar que tinha uma sala de concertos, mas que foi obrigado a fazer uma adaptação total para restaurante (que só existia nas primeiras salas do espaço) durante a pandemia. Aqui, tocam Clothilde e Carlos ‘Zíngaro’.

©Festival Rescaldo
©Festival Rescaldo | A imagem do Festival Rescaldo para 2022.

Tó Trips em modo ‘DJ set’

Os concertos seguem depois para o pequeno auditório do Centro Cultural de Belém (3 e 4 de Março), galeria ZDB (5 de Março) e, finalmente, St. George Church (6 de Março).

Entre os músicos e bandas que vão actuar nesta edição do Rescaldo estão Vasco Alves, Sei Miguel, Hetta, Toda a Matéria (Joana da Conceição, Sara Graça e Maria Reis), Tó Trips (DJ Set) e Banha da Cobra (imagem de destaque). O programa completo pode ser visto aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].