Dia 7 de Fevereiro abre o The Editory Riverside, o novo hotel boutique da estação de Santa Apolónia

©The Editory Collection Hotels
©The Editory Collection Hotels

O grupo de hotelaria da Sonae, The Editory Collection Hotels, vai finalmente inaugurar o hotel que nasce do projecto de recuperação da estação de comboios de Santa Apolónia, em Lisboa.

Três anos e doze milhões de euros depois, vai abrir o hotel boutique da Sonae inspirado na história dos caminhos-de-ferro. O The Editory Riverside Santa Apolónia Hotel começa a receber os primeiros hóspedes a 7 de Fevereiro – para isso, tem 126 quartos e um restaurante de fine dinning com 122 lugares.

Um hotel sob o signo do vintage

O projecto deste hotel de cinco estrelas foi assinado pelo gabinete de arquitectura Saraiva + Associados; ao todo, ocupa uma área da estação de comboios com dez mil metros quadrados que «não encontrava em utilização» e que não era «essencial para a prestação do serviço de transporte ferroviário», diz a Sonae.

©The Editory Collection Hotels | A Júnior Suite Rosácea é um dos ex-líbris deste novo hotel lisboeta.

Segundo a Saraiva + Associados, os quartos do The Editory Riverside Santa Apolónia Hotel têm «decoração clássica com pormenores vintage» e «muitos detalhes temáticos inspirados nas antigas carruagens». Os autores dizem que a atmosfera é «requintada e sóbria sem ser austera». Por fora, o hotel manteve a traça neoclássica original (a estação é de 1865) e tem agora uma «fachada de linhas sóbrias em tom bordeaux».

As linhas gastronómicas que chegam a Santa Apolónia

O restaurante, que não tem um nome específico, como acontece em alguns hotéis, assume-se como de fine dinning para partilhar, com pratos «inspirados nos produtos que representam as várias linhas de ligação regional» que chegam a esta estação de comboios de Lisboa.

A liderar a cozinha, está o chef André Silva, que vai criar «propostas contemporâneas de matriz regional» a que se juntam vinhos portugueses de «diferentes regiões». O restaurante tem ainda uma cozinha aberta que «evoca uma bilheteira com janelas para a própria estação».

©The Editory Collection Hotels
©The Editory Collection Hotels | A decoração do bar do hotel centra-se em elementos vintage, como os grandes sofás em pele castanha.

As reservas já podem começar a ser feitas no site do hotel; os preços começam nos 118 euros por noite. Para quem chega de automóvel, o The Editory Riverside Santa Apolónia Hotel tem ainda vinte lugares de estacionamento.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].