ComTradição: Henrique Sá Pessoa entra na corrida ao Óscar dos livros de gastronomia… e não está sozinho por Portugal

©24 Kitchen
©24 Kitchen

Henrique Sá Pessoa pode ser o “sucessor” de Ljubomir Stanisic nos Gourmand Cookbook Awards. O livro ComTradição, com o mesmo nome do programa de TV, está nomeado para dois prémios.

Depois de Ljubomir Stanisic ter ganho o prémio ‘Livro de Chef do Ano’ nos Autumn Harvest List dos Gourmand World Cookbook Awards 2020, é Henrique Sá Pessoa que está na rota do “ouro”.

O chef português viu o seu livro ComTradição nomeado para dois prémios: Restaurant Book (o que não faz muito sentido, uma vez que o livro agrega receitas apresentadas num programa de TV com um conceito próprio) e Celebrity Chef – Europe.

Além de Henrique Sá Pessoa, há mais livros portugueses nomeados para os Gourmand Cookbook Awards 2021: um deles é Alimente-se Sem Deixar Pegada, de Teresa de Herédia, Claudia Cordovil e Diogo Noronha, na categoria Sustainability Books (livros de sustentabilidade na cozinha).

©Leya
©Leya | O livro com as receitas de Sá Pessoa no 24 Kitchen está à venda por 22 euros.

Entre os outros candidatos estão Mãe, Hoje é Bacalhau à Chef, de Diogo Rocha (Fish & Seafood), Comer Vegetariano Durante uma Semana, de Gualter Rainha (Celebrity Chef – Europe), História dos Paladares, Deana Barroqueiro (Series) e As Receitas das Tias, de Margarida Pereira-Müller (Bestseller)

Ao todo, Portugal conta com doze entradas nesta competição, com alguns dos livros nomeados em mais que uma categoria.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].