Vencedores dos Prémios Novos Talentos Fnac serão transformados em NFT para «imortalizar originalidade e autenticidade»

©Dusan Jovic
©Dusan Jovic

Em 2022, as músicas, textos literários, fotografias, filmes, ilustrações e videojogos que ganharem os Prémios Novos Talentos Fnac vão ter uma versão non-fungible token.

Os NFT, que em 2021 começaram a ser uma forte tendência na Internet, são a novidade da próxima edição dos Prémios Novos Talentos Fnac. A ideia passa por transformar as obras vencedoras de cada categoria em activos digitais.

Autenticidade e transparência na blockchain

Um non-fungible token é uma versão digital de um conteúdo (ou mesmo um criado originalmente desta forma) que integra uma cadeia de blockchain, uma plataforma que garante a autenticidade e a transparência das transacções.

Por exemplo, ter fotografia em versão NFT é a garantia de que é a versão original, criada pelo autor, e não uma reprodução; assim, vários non-fungible tokens podem chegar a milhares ou milhões de euros, consoante o autor ou a popularidade que têm na Internet, como é o caso de alguns memes famosos.

Mais de quatro mil euros em prémios

Assim, as músicas, textos literários, fotografias, filmes, ilustrações e videojogos que ganharem os respectivos Prémios Novos Talentos 2002 serão transformados e versões originais NFT para, segundo a Fnac, «imortalizar a originalidade e a autenticidade» das obras. Depois, como habitualmente acontece com os NFT, podem ser comprados com criptomoedas, como Bitcoin, por exemplo.

Com a criação de um NFT das suas obras, os vencedores de cada categoria vão ainda ganhar uma PS5, vouchers de 1500 e 500 euros para fazer compras Fujifilm e HP, 1500 euros em combustível da Repsol, e possibilidade de participar em «exposições, workshops e outros cursos».

As inscrições para os Prémios Novos Talentos Fnac estão abertas aqui até 4 de Abril.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].