Em Fevereiro e Março, a décima edição do Tejo Gourmet vai ter menus com entrada, prato principal e sobremesa, sempre harmonizados com vinhos desta região.
Os restaurantes são de (quase) todo o País, mas os vinhos que vamos poder beber neste festival gastronómico, o primeiro em 2021, são todos da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo.
Casca Wines, Fiuza, Quinta da Alorna, João Portugal Ramos e Quinta da Ribeirinha são algumas das produtoras que fazem parte desta região nacional e cujos vinhos estarão disponíveis nos restaurantes aderentes.
Matosinhos, Loulé e os Açores em estreia
Este ano, o Tejo Gourmet chega à sua décima edição e conta com 63 restaurantes, pela primeira vez com participantes dos Açores: quatro, todos da Ilha do Pico – Adega Açoriana, Clube Naval de São Roque, Magma e O Rochedo.
Além dos Açores, há mais localidades que se estreiam neste festival gastronómico: Matosinhos, Lousã, Figueira da Foz, Charneca da Caparica, Óbidos, Belver, Loulé, Constância, Vila Nova da Barquinha e Fazendas de Almeirim.
Prémios para os melhores
A região com mais restaurantes é Santarém (23), entre estes o Amassa, o DiGusto, o Pátio da Graça e o Oh!Vargas. A Madeira também está presente, mas apenas com um: Alecrim.com. A lista completa dos restaurantes aderentes está aqui.
Este festival, além de ser aberto ao público para dar a conhecer harmonizações de pratos da a gastronomia nacional com vinhos do Tejo, serve ainda para dar prémios aos melhores restaurantes, à melhor carta de vinhos e à melhor cozinha. Os vencedores serão conhecidos a 28 de Maio, na Gala Vinhos do Tejo.