Quatro pontes, quatro fins-de-semana prolongados: vai haver poucas miniférias em 2022

©Estée Janssens
©Estée Janssens

O final de um ano e o início do próximo é sempre uma boa altura para começar a ver o calendário e a marcar miniférias, com a ajuda dos feriados. Mas 2022 não vai ser bom para isso.

Tal como tem acontecido nos anos recentes, o facto de haver alguns feriados em fins-de-semana e a meio da semana faz com que as possibilidades de miniférias sejam escassas em 2022.

Desde logo, há três meses sem feriados nacionais (Fevereiro, Julho e Setembro), a que se pode juntar Janeiro e Maio, dado que os dias de descanso calham a um Sábado (1 de Janeiro) e Domingo (Dia do Trabalhador).

O mês em que há mais oportunidades de tirar miniférias é Junho, devido às comemorações dos Santos. Depois, só em Dezembro é que volta a haver hipótese de descansar durante mais dias, com os feriados duplos à Quinta-Feira. Aqui fica, mês a mês, a “radiografia” das possíveis pontes e miniférias para 2022.

Março

Em 2022 é o mês do Carnaval, mas este não é um feriado obrigatório por lei. No entanto, pode haver empresas que dêem Terça-Feira e, se assim for, está aqui uma oportunidade de fazer o primeiro fim-de-semana prolongado do ano.

Abril

Em 2022, Abril é o mês da Páscoa: Sexta-Feira Santa calha a 15. Dez dias depois, o feriado que assinala a Revolução dos Cravos é a uma Segunda-Feira, pelo que está garantido um fim-de-semana prolongado.

Junho

Vai ser o mês das miniférias, sobretudo para quem está em cidades que comemoram o Santo António e o São João. Como o dia 10 de Junho (Dia de Portugal) é a uma Sexta-Feira e o Santo António é na Segunda-Feira seguinte (13), fica aqui uma boa oportunidade para umas miniférias a antecipar o Verão, para quem vive em Lisboa.

No Porto, como o São João é a uma Sexta-Feira (24), temos fim-de-semana prolongado; já quem comemora o São Perdo tem menos sorte, uma vez que o feriado será a uma Quarta-Feita (29), o que garante “apenas” uma pausa a meio da semana.

Falta falar num feriado que pode dar a primeira ponte “oficial” do ano: o Corpo de Deus será a 16 de Junho, uma Quinta-Feira.

Agosto

Este mês tem apenas um feriado, mas vai servir para fazer um fim-de-semana prolongado: a Assunção de Nossa Senhora é a uma Segunda-Feira, dia 15.

Outubro

O 5 de Outubro, feriado que serve para assinalar a Implantação da República, calha a meio da semana: será a uma Quarta-Feira.

Novembro

Cinco meses depois de termos a primeira ponte, chega a segunda: o Dia de Todos os Santos (1) é numa Terça-Feira.

Dezembro

Em 2022, o Natal é no Domingo, mas os feriados de 1 e 8 de Dezembro (Restauração da Independência e Imaculada Conceição) acontecem em duas Quintas-Feiras, pelo que há possibilidade de fazer duas pontes, marcar umas miniférias e descansar oito dias no último mês do ano.


Pode ver aqui um calendário completo para 2022, inclusive com a indicação de mais datas que podem ser importantes, como as mudanças de hora, as entradas das estações e os equinócios/soltícios.

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].