A senha do 25 de Abril de 2021 vai ser dada em streaming: Spotify promove as músicas da liberdade

©Wikicommons
©Wikicommons

E se a revolução dos cravos acontecesse em 2021? Será que a música que servia de senha para começarem as operações militares de deposição do Governo podia ser dada pelo Spotify?

O exercício de imaginação é legítimo, mas não tem grande fundamento: provavelmente, os militares teriam um grupo de WhatsApp ou Telegram para receberem instruções, com a rádio e as apps de streaming a ficarem relegadas para papéis de figurantes da revolução.

Contudo, há mesmo motivos para nos ligarmos ao Spotify nos próximos dias: esta plataforma de streaming tem várias músicas que ficaram associadas ao 25 de Abril de 1974.

Grândola, Vila Morena, Os Bravos, Os Vampiros (Zeca Afonso), E Depois do Adeus (Paulo de Carvalho), Liberdade (Sérgio Godinho) e Pedra Filosofal (Manuel Freire) são alguns dos temas que podem ser ouvidos no Spotify.

O TRENDY reunir estas e outras músicas revolucionárias num playlist de uma hora – pode ouvi-la aqui, no Spotify.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].