Prémios de TV e cinema. Netflix é a campeã dos Emmys; Listen e Mosquito dominam nos Sophia

©APC

Este foi o fim-de-semana dos Emmys (os prémios de TV dos EUA) e dos Sophia, que distinguem os melhores filmes portugueses.

Listen e Mosquito foram os filmes que dominaram a edição de 2021 dos Prémios Sophia. O primeiro, que em 2020 ganhou o Leão do Futuro em Veneza e foi o mais visto em Portugal nesse ano, gamhou cinco estatuetas.

O filme de Ana Rocha de Sousa ficou com os prémios principais: Melhor Filme, Melhor Realização, Melhor Argumento Original, além dos individuais de Melhor Actriz Principal (Lúcia Moniz) e Melhor Actriz Secundária (Maisie Sly).

Terra Nova é a melhor série nacional

Mosquito, de João Nuno Pinto, levou mais Sophias para casa, mas mais de metade foi em categorias técnicas: Melhor Montagem, Melhor Som, Melhor Caracterização/Efeitos Especiais e Melhor Guarda-Roupa. Fora estes, o filme ficou com apenas com as distinções de Melhor Actor Principal (João Nunes Monteiro – na foto de destaque), Melhor Actor Secundário (Filipe Duarte).

©HBO Terra Nova
©HBO | Terra Nova pode ser vista em Portugal na HBO e na RTP Play.

Nas restantes categorias, a Melhor Série/Telefilme foi Terra Nova, a Melhor Curta-Metragem de Ficção foi Moço e o Melhor Documentário em Longa-Metragem foi Amor Fati. Os Prémios Sophia Carreira 2021 foram entregues a Maria do Céu Guerra e Sinde Filipe.

Netflix ganha metade dos Emmys

Do outro lado do Atlântico, este fim-de-semana houve cerimónia dos Emmys (73.ª edição), que mais uma ver provou que as plataformas de streaming dominam a área do entretenimento em séries: das 24 estatuetas, 23 foram para Netflix, HBO e Apple+. Amazon e Hulu ficaram de fora.

A Netflix foi a plataforma mais premiada, com 11 Emmys: a Melhor Série Dramática foi The Crown (ao todo, sete estatuetas), Gâmbito de Dama ficou com duas, a minissérie Halston ganhou uma, assim como o filme Dolly Parton’s Christmas on the Square.

©Netflix
©Netflix | Olivia Colman, que já tinha sido nomeada em 2020 pelo mesmo papel, ganhou o Emmy pela interpretação de Isabel II em The Crown.

Para ver a lista completa de vencedores dos Emmys, pode ver o site oficial aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].