UVtizer, o robot português que neutraliza o coronavírus chega em breve a hospitais, lojas e ginásios

©Centi
©CeNTI

Há um novo robot português que, em breve, começa a desinfectar espaços e superfícies – um dos principais objectivos é neutralizar o SARS-CoV-19.

Chama-se UVtizer e foi criado por um consórcio de entidades e empresas portuguesas – CeNTI, Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM), Castros S.A. e Matglow.

Este robot, que deverá estar pronto a funcionar no «segundo trimestre» deste ano, vai conseguir «desinfectar, em simultâneo e no mesmo espaço, superfícies de vários materiais, sem aplicação de agentes químicos».

Para isso, UVtizer usa luz UV-C, uma radiação ultravioleta específica para neutralizar vírus e bactérias, tal como acontece noutro projecto semelhante, também com desenvolvimento português, o Robot UV.

Escolas, hospitais e ginásios podem receber o UVtizer

O consórcio diz que o robot «ajuda a combater» vírus e bactérias com «elevado nível de contágio», mas desataca especificamente a eficácia da higienização feita pelo UVTizer relativa ao coronavírus SARS-CoV-19.

Para já, o robot está numa «fase final de prototipagem» – quando estiver pronto, poderá ser usado em «hospitais, transportes públicos, espaços comerciais, escolas, infantários, hotéis e ginásios», por exemplo.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].