Este robot criado em Portugal usa raios UV-C para destruir o coronavírus em hospitais – e não só

A startup nacional Follow Inspiration criou um robot que está a ser testado em Lisboa para travar as infecções por SARS-CoV-2.

O Robot UV, criado pela Follow Inspiration, «combina tecnologia UV com purificador de ar e navegação autónoma, sem qualquer infraestrutura adicional», para destruir o novo Coronavírus explicam os responsáveis pelo projecto.

A neutralização do SARS-CoV- 2 é feita com uma luz UV-C, que apenas é ligada quando não há ninguém na mesma zona – segundo a Follow Inspiration, a eficácia de desinfeção é de «99,9 por cento».

Além da utilização óbvia em hospitais ou clínicas, a Follow Inspiration diz ainda que o Robot UV pode ser usado em hotéis, escolas, aeroportos ou espaços comerciais.

Com uma autonomia entre quatro e seis horas, o Robot UV é controlado por um «software central» que permite gerir frotas ou robot individuais. Para já, este equipamento está em testes no Hospital de Santo António, no Porto.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].