Oven: o novo restaurante de Lisboa com forno tandoor é uma viagem pelos sabores da Índia e do Nepal

©Oven

O Oven fica na Rua dos Fanqueiros e, segundo os responsáveis, é o «único restaurante de Lisboa» com o típico forno indiano, o tandoor.

Depois de Nepal, Índia, Espanha… Lisboa. Este foi o roteiro de viagem do chef Hari Chapagain, que agora abre o Oven (‘forno’, em inglês), um restaurante que reflecte a «paixão pela gastronomia» e sua «visão do que é a melhor cozinha indiana e nepalesa».

Hari Chapagain promete uma cozinha «tradicional com um toque de modernidade», um chavão que já nos cansamos de ouvir sempre que abre um novo restaurante. O chef quer «unir beleza e sabor, através da harmonia dos aromas, da cor e da textura» e «alcançar a perfeição»

Oven tem o único forno tandoor em Lisboa?

Um dos argumentos do Oven é o facto de ser o «único restaurante de Lisboa» a ter o forno tradicional indiano, o tandoor, feito de cobre e barro, especialmente a pedido de Hari Chapagain. É aqui que é feito, por exemplo, o pão naan, assim como as principais propostas do chef: Chicken Tikka, Lamb Chop e a Tandoori Chicken.

©Oven
©Oven | Da sala é possível ver o forno tandoor.

Hari Chapagain destaca ainda os pratos do Nepal, onde nasceu: MO:MO (dumplings), Goat Curry (caril de cabra) e o Sekuwa (carnes marinadas e cozinhadas no forno). Nas sobremesas estará uma das propostas mais originais do Oven, as chamuças de chocolate.

Restaurante está fechado aos fins-de-semana

Para beber, há a Lassi (a bebida tradicional indiana à base de iogurte e especiarias), a Nimbu Paani (limonada indiana) e a cerveja, também deste país.

O Oven está aberto das 12 às 15:30 e das 18 às 22:30; fecha Segunda-Feira e, enquanto for obrigatório apresentar certificado de vacina para entrar nos restaurantes, está fechado ao fim-de-semana, embora tenha esplanada. Para reservas pode usar o número de telefone 926 023 243 ou o e-mail [email protected].

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].