MOTELX 2021 sai do São Jorge e vai andar em tour pelo País à boleia dos cinemas NOS

©TRENDY
©TRENDY

A 15.ª edição do MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa é a primeira a entrar em tour por Portugal.

O MOTELX, que este ano acontece entre 7 e 13 de Setembro, estreia uma parceria com os cinemas NOS para levar várias sessões dos filmes deste festival a salas de todo o País.

Segundo a organização, esta é uma forma de «levar o festival, os filmes seleccionados e o cinema de terror português a novos públicos e geografias nacionais». A programação será anunciada em Agosto.

The Green Knigh está em ante-estreia no MOTELX

Este ano, às competições e sessões temáticas habituais (como a microCURTAS), junta-se mais uma novidade: um programa especial dedicado a mulheres serial killers com cinco filmes, entre os quais Monster (2003), o filme que valeu o Óscar a Charlize Theron.

Outro dos destaques da programação deste ano é a ante-estreia de The Green Knight (trailer em baixo), de David Lowery. O filme é protagonizado por Dev Patel e baseia-se na «lenda arturiana de Sir Gawain», lembra a organização do MOTELX.

Festival recebe trilogia inacabada sobre o Ultramar

Finalmente, outro dos focos de atenção será o Quarto Perdido, que este ano é dedicado à trilogia inacabada de Tino Navarro e Joaquim Leitão sobre a Guerra do Ultramar (que faz sessenta anos em 2021), com dois filmes: Inferno e Purgatório.

Estes são dois dos filmes portugueses que será possível ver no 15.º MOTELX e que se juntam a Um Fio de Baba Escarlate (2020) uma longa metragem de Carlos Conceição que está na selecção oficial; a presença nacional faz-se ainda com as curtas A Terra do Não Retorno (Patrick Mendes) e O Lobo Solitário (Filipe Melo).

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].