Músculo ou gordura? 5 pistas para saber o que a sua dieta está a fazer por si

Músculo Gordura Proteína ©Scott Webb
Músculo Gordura Proteína ©Scott Webb

Sempre que queremos perder peso, o objectivo é sempre fazer dietas que tenham resultados rápidos. Mas o problema é que, em muitos casos, o que nos acontece é perder músculo, em vez de gordura.

A perda exclusiva de massa muscular e água leva, geralmente, à recuperação do peso perdido no final das dietas. A solução passa por equilibrar uma alimentação saudável a uma rotina de exercícios indicada, que permita perder gordura e aumentar massa muscular simultaneamente.

Quando queremos perder peso, procuramos dietas que nos apresentem resultados rápidos e fáceis. Contundo, o que é mais frequente é voltar a recuperar o peso perdido quando acabamos os tratamentos.

Isto tem uma explicação, e pode não ser culpa do seu metabolismo ou da sua rotina: tem que ver com o facto de a maior parte das dietas apenas permitir a perda de peso com base na diminuição de massa muscular ou de água no corpo, em vez de através da diminuição de gordura.

Por isso, reunimos cinco perguntas cujas respostas servem de conselhos que nos podem ajudar a perceber a diferença entre a perda de peso e a pesa de gordura.

1 – Qual é a relação entre perder peso e perder gordura? O que é que é mais recomendado? É a mesma coisa?
O mais fácil de conseguir – mas o menos desejado – é perder peso às custas da perda de massa muscular ou de água. No entanto, o adequado é perder peso através da queima das nossas reservas de gordura, ao mesmo tempo que as substituímos por massa muscular.

2 – Sempre que perdemos peso, perdemos gordura? Sempre que perdemos gordura, perdemos peso?
Não e é muito importante perceber a diferença. Muitas dietas que visam perda de peso acabam apenas por resolver a retenção de líquidos. Aquilo que devemos fazer é combinar um tratamento personalizado de perda de peso com uma rotina completa de exercício físico, que nos permita aumentar a massa muscular. Aqui entram os exercícios de hipertrofia, por exemplo.

3 – Como é que posso garantir que perco realmente gordura?
O mais importante, ao escolher uma dieta, é optar por uma que nos permita atingir o nosso objectivo e, sobretudo, não recuperar o peso perdido. Muitas dietas prometem a perda de peso, mas devemos confiar naquelas que combinam uma reeducação alimentar com um plano de exercício personalizado.

4 – Que exercícios devemos fazer para perder peso?
Ao realizar exclusivamente exercícios aeróbicos como caminhadas ou corridas, elíptica, bicicleta, etc, podemos garantir uma maior perda de peso total – a conjugação de perda de gordura com a perda muscular. Isto é um problema, uma vez que precisamos de garantir a massa muscular para conseguir manter o peso que pretendemos.

5 – Que exercícios devemos fazer para perder gordura?
A perda de gordura comprova-se mais eficazmente a partir de exercícios de força que envolvam grandes grupos musculares, como pernas ou costas, porque permitem preservar a massa muscular enquanto favorecem a diminuição de gordura. Aconselha-se a alternar este tipo de exercício com o cardiovascular, que ajuda a diminuir a probabilidade de recuperar o peso perdido no final do tratamento.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].