Como seria a nossa voz em Marte? NASA cria experiência interactiva para fazermos o teste

@Nicolas Lobos
@Nicolas Lobos

A sonda Perseverance cumpriu a sua missão sem incidentes e chegou Planeta Vermelho. Para assinalar o feito, a NASA criou uma experiência interactiva para ouvirmos a nossa voz em Marte.

Além da estação meteorológica e das sondas que vão ser usadas para perceber se Marte alguma vez teve (ou tem) vida, a Perseverance tem quatro microfones que, pela primeira vez, nos vão dar a ideia de como é que o planeta soa.

Para já, a única gravação disponível é a do fluido da bomba de calor (heat rejection fluid pump) da Perseverance, responsável pelo controlo térmico do rover – pode ouvir o áudio aqui.

Em Marte, com uma atmosfera cem vezes menos densa que a da Terra e composta por 96% de dióxido de carbono, os sons mais agudos seriam quase inaudíveis – exemplos disso são o canto dos pássaros ou as sirenes das ambulâncias.

Vozes em Marte soam de forma mais abafada

Assim, tudo soa mais abafado, como se estivéssemos a ouvir em mono. Para ficarmos com uma ideia, o site da NASA preparou uma série de áudios perceber a diferença entre a experiência de audição na Terra e em Marte.

Se quiser ouvir a sua voz na atmosfera do Planeta Vermelho, a NASA criou uma experiência interactiva onde pode gravar um clip aqui, até dez segundos, que pode descarregar ou partilhar online com a hashtag #CountdownToMars.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].