O Attla vai começar em Dezembro uma série de brunches temáticos que vão mudar todos os meses. O primeiro tem uma «influência árabe e medieval», onde o ponto de partida é um livro.
La Grande Cuisine Arabe du Moyen Âge (A Grande Cozinha Árabe Medieval, de Lilia Zaouali) é a grande inspiração do chef André Fernandes para o primeiro de uma série de novos brunches que vão ser servidos nos fins-de-semana de Dezembro, no Attla.
Este «tributo ao Al-Andalus» (o nome dado pelos árabes à Península Ibérica, durante o século VIII) tem um menu com uma «forte matriz vegetariana» – entre os ingredientes usados nos pratos estão frutos secos, folha de cedrat, sêmola, couscous ou misturas de especiarias. O Attla lança ainda um desafio: se quisermos, podemos comer este brunch à mão, tal como faziam os árabes.
André Fernandes destaca o Borrego com Amêndoas, o Escabeche de Peixe e o Puré de Beringela com Leite Fermentado; as bebidas e o pão que acompanham os estes pratos principais são ainda feitos na cozinha do Attla, tendo em conta as descrições do livro de Lilia Zaouali.
O preço deste brunch com inspiração árabe medieval é de trinta euros e, como já referimos, é servido apenas Sábado e Domingo, entre as 9:30 e as 12:30. As reservas são obrigatórias de devem ser feiras pelo email [email protected] ou 211 510 555.
Para Janeiro já está definido o tema: o brunch será inspirado na cozinha do D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal.