A reconversão das antigas Oficinas de Manutenção Militar no Hub Criativo do Beato continua a dar frutos: o mais recente é o projecto de restauração Praça.
A ideia é criar um «mercado alimentar dedicado à excelência dos produtos portugueses e dos seus produtores» num espaço «informal de convívio para provar, comer, comprar e aprender ao mesmo tempo» – a Praça está neste momento a ganhar vida e abre as portas em 2021.
Segundo a promotora do projecto, Cláudia Almeida e Silva, todos estes espaços vão «manter a sua traça original» – o investimento total do projecto é de «três milhões de euros».
«Não há fronteira entre o que se come e o que se compra»
Neste novo “hub gastronómico” de Lisboa (que ocupa dois edifícios do Hub Criativo do Beato, numa área de 1700 m2) será possível encontrar um refeitório com uma cozinha aberta, um talho de carnes portuguesas e uma peixaria com grelha.
Além disso, vão nascer ainda uma adega, uma padaria, uma pastelaria, uma queijaria, uma charcutaria (ambas artesanais) e uma mercearia com produtos biológicos.
«Neste mercado, que combina o melhor da restauração sustentável e saudável com a venda do produto, não há fronteira entre o que se come e o que se compra, o produto será o protagonista e o produtor estará no centro da oferta», explica Cláudia Almeida e Silva.
Praça Digital, uma plataforma de compras online
Além destes espaços mais ligados ao comércio, a Praça integra ainda um Fórum (ponto de encontro entre produtores e o público), uma Escola (para partilhar conhecimentos sobre sustentabilidade e gastronomia portuguesa) e uma zona para que startups portuguesas ligadas a este sector possam promover os seus serviços.
O outro pilar desta Praça é uma plataforma de comércio online onde já é possível fazer encomendas dos produtos (cerca de 700 de 140 produtores) disponíveis nas lojas do Hub Criativo do Beato – as entregas (grátis, a partir de oitenta euros) serão feitas em Lisboa, Cascais, Sintra e Setúbal.