©Gastronomia de Bordo
©Gastronomia de Bordo

Festival Gastronomia de Bordo: em Outubro, há mais caldeiradas e marisco nos restaurantes Peniche

A terceira edição do Festival Gastronomia de Bordo começa este fim-de-semana e fica até fim de Outubro, em Peniche. Os restaurantes têm menus especiais.

Caldeiradas de peixe, arroz de sardinhas, sopas do mar, lagosta, polvo suado e raia de molinho são alguns dos pratos que vão estar em destaque em vários restaurantes de Peniche, durante o mês de Outubro.

Este ano, o Festival Gastronomia de Bordo fica durante quase todo o mês de Outubro em Peniche (de dia 2 a 25) e chega a doze restaurantes desta cidade, entre eles o D’Raiz, Ambassador, Xakra Beach Bar, Entre Tapas, Estelas, O Pedro, Sardinha e o Tables Ferrel. A lista completa pode ser vista aqui.

Segundo a organização, estes espaços «assumem o compromisso de garantir que as receitas e pratos correspondem à sua origem, com as técnicas de confecção tradicional». O menu já está definido, variando apenas de restaurante para restaurante:

Alfaquique (peixe-galo) com açorda de ovas
Arroz de sardinhas
Sopa de peixe
Caldeirada à moda de Peniche
Cavala salgada à moda de Peniche
Filetes de peixe-porco com arroz de berbigão
Lagosta suada à moda de Peniche
Polvo suado
Quelmes secos grelhados com batatas a murro
Raia de molhinho
Sequinho

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].