O movimento SOS.COVID19.PORTUGAL entregou, esta semana máscaras, luvas, batas, fatos de proteção, proteções oculares aos lares de idosos da União das Misericórdias.
Apenas quinze dias depois de ter sido criado por oito mulheres, o movimento SOS.COVID19.PORTUGAL já fez uma doação de equipamentos de protecção individual (EPI) no valor de 90 mil euros a três hospitais portugueses.
Os hospitais de S. João (porto), de Santa Maria e Garcia de Orta (Lisboa) foram os primeiros a receber EPI comprado com o dinheiro angariado pelo SOS.COVID19.PORTUGAL e agora seguem-se os lares da União das Misericórdias.
Lares de idosos têm necessidades «brutais» de EPI
Esta segunda acção consiste da entrega de 20 mil euros euros em máscaras cirúrgicas a um conjunto de lares e abre a porta para outras iniciativas do género.
«O movimento quer ir muito mais à frente já que os lares precisam de milhões de unidades dos vários equipamentos», dizem as responsáveis do SOS.COVID19.PORTUGAL.
Segundo as fundadoras, as necessidades actuais de equipamentos de protecção individual são «brutais», nos lares. O SOS.COVID19.PORTUGAL estima que, para os próximos sessenta dias, sejam necessários seis milhões de luvas, cem mil litros de desinfectante e duzentas mil máscaras FFP3 e FFP2.