Luta contra a COVID-19. Sete empresas na linha da frente para ajudar os hospitais a combater o Coronavírus

Ajuda a Hospitais ©Artur Tumasjan

Desde o fabrico de viseiras à partilha dos projectos originais de fabrico de ventiladores: conheças os esforços de sete empresas para ajudar os hospitais portugueses a lutar contra o novo Coronavírus.

São muitas as empresas que têm juntado esforços para fazer gel, máscaras, viseiras, ventiladores e ajudado como podem a facilitar a vida dos médicos e enfermeiros que lutam diariamente nos hospitais contra o SARS-CoV-19.

Há uma app que trata gratuitamente da roupa a todos os profissionais de saúde e um grupo de restaurantes juntou-se para oferecer refeições. Explicámos como a Free Now decidiu ainda tornar as viagens mais baratas para todos os que trabalham nos hospitais e agora chega a vez de dar a conhecer mais seis empresas que estão na linha da frente para ajudar os hospitais a combater o Coronavírus.

1 – Volkswagen oferece carrinhas à Cruz Vermelha

A Cruz Vermelha Portuguesa está a usar seis Volkswagen Transporter nas açcões de terreno, para dar «apoio logístico e de coordenação nas operações que decorrem em todo o País». Segundo a marca automóvel, as carrinhas são usadas para para transportar colaboradores e voluntários da Cruz Vermelha.

2 – Rufel está a fazer setecentas viseiras para o Norte

A marca nacional de acessórios de moda (especialmente, malas de senhora) já produziu trezentas viseiras e prepara-se para fazer mais quatrocentas na sua fábrica de Santa Maria da Feira, onde estão a trabalhar seis funcionários. As viseiras feitas pela Rufel serão doadas a hospitais da zona Norte.

3 – Saúde Viável apoia o desenvolvimento de viseiras

O Centro de Investigação & Desenvolvimento do Grupo Clínico Saúde Viável está a imprimir em 3D os suportes necessários para dois tipos de viseiras (foto em baixo) que serão usadas nas tarefas de triagem e identificação de novos doentes diagnosticados com COVID-19.

Viseiras ©Saúde Viável

4 – Medtronic partilha manuais para fabricar ventiladores

É uma das principais empresas de tecnologia médica do Mundo. A Medtronic disponibilizou as especificações técnicas de fabrico do ventilador Puritan Bennett 560. O objectivo é permitir que todas as indústrias possam produzir estes equipamentos, essenciais para os doentes mais graves com COVID-19.

5 – IADE cria viseiras e equipamento de protecção individual

Esta escola criativa desenvolveu fatos de protecção para os profissionais de saúde que lidam diariamente com casos de COVID-19. Estes equipamentos são feitos em policarbonato transparente 0,75 mm, PLA e elástico náutico e estão de acordo com as normas de segurança. O IADE vai ainda doar 960 viseiras (foto em baixo) a vários hospitais de Lisboa.

©IADE Viseira

6 – Pic Solution doa medidores de tensão arterial

A marca italiana de produtos de autocuidados de saúde Pic Solution doou medidores de pressão arterial para equipar os hospitais de Santa Maria e Curry Cabral – esta era uma das necessidades das unidades de infecciologia destas duas unidades.

7 – FCT Nova produz máscaras e gel desinfectante

Cerca de trinta pessoas, entre professores e alunos da FCT Nova, estão a produzir máscaras para os hospitais de Santa Maria, Cascais, Garcia de Orta e Vila Franca de Xira. Estas máscaras são feitas com recurso a doze impressoras que estão a trabalhar em contínuo: equipas de duas pessoas alternam turnos para gerir a produção em regime 24/7. A Faculdade Nova produziu ainda 300 litros de gel desinfectante.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].