Mission to Escape transforma-se em jogo online grátis – mas há uma versão paga para ajudar os hospitais

Mission to Escape INscape ©Masaaki Komori
Mission to Escape INscape ©Masaaki Komori

As salas da Mission To Escape tiveram de fechar devido ao Estado de Emergência. Agora ganham uma nova vida online, com versões digitais de vinte minutos.

A ideia é da Mission To Escape, uma empresa que têm salas em Lisboa e Porto. O conceito INscape estreia-se esta semana online e tem como objectivo «levar a todas as famílias a um conjunto de mistérios, desafios de lógica e momentos de diversão».

Este jogos ficam no site da Mission To Escape e têm vinte minutos cada – a primeira sala de escape virtual é inspirada na série de TV Prison Break e na experiência que já existia de forma física: a Prison Escape.

Versão paga de Prison Escape ajuda os hospitais portugueses

A INscape já está online com a Prison Escape disponível de forma gratuita (numa experiência mais curta, de vinte minutos), embora seja possível, em breve, pagar um «valor simbólico» e aceder a um jogo mais demorado. Uma parte dos lucros será doada aos hospitais portugueses pela Mission To Escape, como forma de ajudar na luta contra a COVID-19.

Nesta primeira experiência online a resolução de pistas começa com o jogador a ter de encontrar os últimos dígitos do número de telefone de Michael Scofield (o protagonista de Prision Break): para isso temos de resolver um enigma baseado numa sequência lógica de números. Para nos ajudar há pistas e se virmos que não conseguimos encontrar a resposta, podemos clicar num botão que nos diz como fazer.

«Estamos a fazer um investimento para nos reinventarmos e conseguirmos levar ao público um pouco mais de leveza e diversão, criando solidariedade no processo. Acreditamos piamente que esta quarentena pode ser mais agradável e instigante com os jogos digitais que vamos lançar», disse Diogo Carvalho, co-fundador da Mission To Escape.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].