Fitness Up e Ginásio-Online estreiam-se na Internet com aulas grátis durante uma semana

Ginásios Online ©Jonathan Borba
Ginásios Online ©Jonathan Borba

Foram ambos anunciados esta semana, com poucos dias de diferença. Fitness Up e Ginásio-Online têm várias aulas, sugestões de exercícios e dicas de nutrição.

Com o encerramento temporários dos ginásios físicos, deixámos de poder treinar ou ter aulas em salas, mas as alternativas não se fizeram esperar. Vários PT começaram a dar aulas online e os próprios ginásios também tomaram essa iniciativa, sempre de forma gratuita.

Foi o que aconteceu, por exemplo com o Go Fit e o Fitness Hut que recorreram às suas apps para disponibilizar estes conteúdos e também às suas redes sociais – há aulas completas em vídeo e lives diários com aulas no Instagram. Mas agora há dois ginásios com um conceito online que se juntam ao “grupo”.

UPTV é grátis durante sete dias mas depois não tem preços

O primeiro a ser comunicado foi o da Fitness UP e chama-se UPTV. Este ginásio online tem, além de aulas de grupo (zumba, GAP, circuito funcional, pilates, yoga e core, entre outras), treinos específicos e dicas de nutrição (receitas) e estilo de vida.

Depois de fazermos um registo com os nossos dados, recebemos um código por e-mail que temos de usar para confirmar a inscrição no UPTV, na área de ‘Conta’. Depois de preenchermos mais alguns dados (como a data de nascimento), podemos começar a ver que aulas nos interessam, para assistir em directo no site.

O período de teste grátis do UPTV é de sete dias, mas no site é impossível encontrar informação sobre quanto é que este ginásio vai custar depois disso ou se vai continuar acessível a todos os utilizadores.

GO tem aulas a partir de três euros, mas podemos comprar packs

Esta semana foi anunciado outro serviço do género, o GO! – Ginásio Online, que promete «250 novas aulas das mais variadas modalidades de fitness e uma série de outros conteúdos» relacionados com treino e nutrição. Para isso, a plataforma conta com mais de duzentos profissionais a produzir conteúdos.

Tal como o UPTV, podemos ver as aulas e planos de treino do GO! no telemóvel, tablet ou computador, além de uma galeria de exercícios, e, em breve, a possibilidade de fazer sessões com PT e aceder a consultas de nutrição.

O GO! está com uma campanha de lançamento que oferece um “livre-trânsito” até 5 de Abril (próximo Domingo); depois, as aulas devem ser adquiridas avulso, a partir de 3 euros. Estarão também disponíveis packs de seis ou quinze aulas.

Portuguesa HomeFitness dá aulas em directo via streaming

Uma alternativa a estes dois ginásios que acabam de “abrir” online é a plataforma criada pela empresa nacional HomeFitness em parceria coma Decathlon, com acesso totalmente grátis.

Aqui, as aulas são transmitidas em directo por streaming, ficando depois acessíveis em vídeos que podem ser vistos (e seguidos) mais tarde. Caso siga uma aula em directo, pode interagir com o professor pelo chat.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].