No dia em que era suposto começar a edição de 2020 do IndieLisboa, cinco dos filmes premiados na edição do ano passado estreiam na TV nacional.
O IndieLisboa 2020 devia começar hoje, mas devido ao surto do novo Coronavírus foi adiado para o fim do Verão. Contudo, a organização não quis deixar passar esta oportunidade para nos dar um “cheirinho” do melhor que este festival tem.
É uma maratona ou um minifestival de cinema independente, como quiserem ver: hoje, o canal TV Cine Edition passa quatro filmes (em estreia na televisão nacional) que ganharam prémios na edição de 2019 do Indie, inclusive o grande vencedor: De Los Nomes de Las Cabras.
Grande vencedor do IndieLisboa 2020 também passa no TV Cine
Bait (Mark Jenkin) é o primeiro filme a passar no TV Cine Edition, às 18:40. Esta história de um pescador da Cornualha, que luta contra a rivalidades na família e a invasão do turismo, ganhou o Prémio do Público para a Melhor Longa Metragem, na edição de 2019 do IndieLisboa.
Logo a seguir, às 20:15, é a vez de Jessica Forever (Caroline Poggi e Jonathan Vinel). Com uma estética dominada pela distopia, esta longa-metragem ganhou o Prémio Especial do Júri Canais TVCine & Séries, em ex-aequo Să Nu Ucizi, que também faz parte desta programação.
O terceiro filme a dar no TV Cine Edition (22 horas) foi o grande vencedor da edição de 2019 do IndieLisboa: De Los Nombres de Las Cabras (Miguel G. Morales e Silvia Navarro – trailer em baixo). Este Grande Prémio de Longa-Metragem Cidade de Lisboa centra-se num arqueólogo que explora os mitos dos Conquistadores espanhóis nas Ilhas Canárias.
Maratona indie termina com o filme romeno Să Nu Ucizi
Às 23:10, temos o último filme desta maratona indie: o romeno de que já falámos, Să Nu Ucizi (Não Matarás, de Cătălin Rotaru e Gabi Virginia Șarga), que nos vai colocar perante um tema que hoje é bastante actual: hospitais e desinfectantes.
Relembre-se que a edição de 2020 do IndieLisboa (a 17.ª) está marcada para 25 de Agosto a 5 de Setembro, nas salas habituais: Cinema São Jorge, Culturgest, Cinema Ideal e Cinemateca Portuguesa.