Indie Nombres Cabras ©alexandre alex
Indie Nombres Cabras ©alexandre alex

Filmes premiados do festival de cinema IndieLisboa 2019 estreiam em exclusivo no canal TVCine Edition

No dia em que era suposto começar a edição de 2020 do IndieLisboa, cinco dos filmes premiados na edição do ano passado estreiam na TV nacional.

O IndieLisboa 2020 devia começar hoje, mas devido ao surto do novo Coronavírus foi adiado para o fim do Verão. Contudo, a organização não quis deixar passar esta oportunidade para nos dar um “cheirinho” do melhor que este festival tem.

É uma maratona ou um minifestival de cinema independente, como quiserem ver: hoje, o canal TV Cine Edition passa quatro filmes (em estreia na televisão nacional) que ganharam prémios na edição de 2019 do Indie, inclusive o grande vencedor: De Los Nomes de Las Cabras.

Grande vencedor do IndieLisboa 2020 também passa no TV Cine

Bait (Mark Jenkin) é o primeiro filme a passar no TV Cine Edition, às 18:40. Esta história de um pescador da Cornualha, que luta contra a rivalidades na família e a invasão do turismo, ganhou o Prémio do Público para a Melhor Longa Metragem, na edição de 2019 do IndieLisboa.

Logo a seguir, às 20:15, é a vez de Jessica Forever (Caroline Poggi e Jonathan Vinel). Com uma estética dominada pela distopia, esta longa-metragem ganhou o Prémio Especial do Júri Canais TVCine & Séries, em ex-aequo Să Nu Ucizi, que também faz parte desta programação.

O terceiro filme a dar no TV Cine Edition (22 horas) foi o grande vencedor da edição de 2019 do IndieLisboa: De Los Nombres de Las Cabras (Miguel G. Morales e Silvia Navarro – trailer em baixo). Este Grande Prémio de Longa-Metragem Cidade de Lisboa centra-se num arqueólogo que explora os mitos dos Conquistadores espanhóis nas Ilhas Canárias.

Maratona indie termina com o filme romeno Să Nu Ucizi

Às 23:10, temos o último filme desta maratona indie: o romeno de que já falámos, Să Nu Ucizi (Não Matarás, de Cătălin Rotaru e Gabi Virginia Șarga), que nos vai colocar perante um tema que hoje é bastante actual: hospitais e desinfectantes.

Relembre-se que a edição de 2020 do IndieLisboa (a 17.ª) está marcada para 25 de Agosto a 5 de Setembro, nas salas habituais: Cinema São Jorge, Culturgest, Cinema Ideal e Cinemateca Portuguesa.

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].