©IndieLisboa 2020 Agosto Setembro
©IndieLisboa 2020 Agosto Setembro

OFICIAL: IndieLisboa vai mesmo acontecer ainda este ano e tem novas datas confirmadas para o Verão

É um dos primeiros grandes eventos de cinema de Lisboa que aparece com novas datas. O IndieLisboa tinha sido adiado por causa do surto de Coronavírus, mas já tem data da regresso.

Não vamos ter de esperar (assim) muito pela edição deste ano do IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema. Depois de a organização ter comunicado o adiamento no dia 24 de Março, hoje foram confirmadas as novas datas.

O IndieLisboa 2020 ia originalmente decorrer entre 30 de Abril a 10 de Maio, mas no final do mês passado chegava a notícia de que iria ser adiado devido ao decreto do Estado de Emergência. Na altura foi dito que as novas seriam «anunciadas em breve».

IndieLisboa 2020 passa da Primavera para o Verão

E foi isso mesmo que aconteceu: precisamente duas semanas depois de ter sido anunciado o adiamento, surgem as novas datas do IndieLisboa 2020. O festival de cinema independente vai acontecer entre os dias 25 de Agosto e 5 de Setembro.

Como é habitual, os locais onde vamos poder ver os filmes deste ano são o Cinema São Jorge, a Culturgest, o Cinema Ideal e a Cinemateca Portuguesa. A organização contraria, assim, a ideia de fazer um festival em formato online.

Programação completa é anunciada a 30 de Abril

«A possibilidade de fazer o Indie num formato digital não corresponderia às nossas expectativas, nem às do público. Organizar um festival é exibir filmes e ter um contato directo com o nosso público, os cineastas e os restantes profissionais, criando momentos especiais de partilha e comunhão para a discussão de diferentes pontos de vista», diz a organização.

«Simbolicamente», a programação completa do IndieLisboa 2020 é anunciada no dia em que deveria começar o festival, a dia 30 de Abril, com a promessa de que serão anunciadas «outras novidades» nos próximos meses.

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].