Afim de Filmes: São Jorge cria programação especial de cinema com concertos, workhops e sessões para pais e filhos

Cinema ©São Jorge Afim de Filmes
Cinema ©São Jorge Afim de Filmes

Em ano de 70.º aniversário, o São Jorge anunciou um novo projecto educativo que vai ficar durante cinco meses neste espaço. O objectivo é trazer pais e filhos a viver mais este cinema de Lisboa.

O público-alvo da programação Afim de Filmes são as crianças, mas os pais e o restante público também vão encontrar muitos motivos de interesse nesta nova iniciativa de 2020 do São Jorge.

Uma das principais salas de cinema históricas de Lisboa vai ter cinco meses de programação cultural onde vai haver matinés, concertos com a banda sonora da história Pedro e o Lobo, oficinas de cinema a chamada ‘sessão marsupial’.

Filme de Bruno Aleixo com uma sessão especial para… bebés

Esta sessão é especialmente criada para que os pais possam levar bebés (até dezoito meses), enquanto vêm os filmes. Aqui há uma tolerância alargada para choros durante a projecção: «Trata-se de uma sessão talhada para pais e bebés, por isso é normal ouvirmos alguns gemidos e choros», explica o São Jorge.

Na sessão marsupial desta programação do São Jorge, a 7 de Março, passa Bruno Aleixo, O Filme (14 horas, Sala 3, bilhetes a quatro euros). Já as matinés trazem ao cinema os filmes Os Sapatos Vermelhos (que foi o primeiro a ser projectado neste cinema, em 1950) e Technoboss, nos dias 19 de Fevereiro e 28 de Maio, respectivamente. Em ambas, o preço do bilhete é de três euros.

Em Maio há uma visita «assombrada» ao São Jorge

Além da sessões abertas ao público, o Afim de Filmes tem duas especiais para escolas que devem ser feitas com marcação: Contos de Contar (16 de Janeiro, às 10:30 e Oficina Criativa de Cinema (20 de Fevereiro, 4 de Março e 21 de Maio, sempre às 10.30).

Finalmente, o último grande destaque da programação Afim de Filmes do São Jorge vai ser uma sessão de cinema de terror (o filme ainda não está definido, assim como as datas, apesar de se saber que será em Maio) na Sala Manoel de Oliveira, seguida de uma visita «assombrada pelas entranhas do cinema» – o preço será de vinte euros.

Para mais informações sobre o projecto educativo Afim de Filmes pode contactar o São Jorge pelo email [email protected]. O programa completo pode ser descarregado aqui, em PDF.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].