360Hyper ©DR
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360Hyper – Lisboa tem um novo supermercado online que promete entregas em casa no próprio dia

Chama-se 360Hyper e é dos mesmos donos da 360Imprimir, uma empresa de impressão que era parceira do programa Pesadelo da Cozinha da TVI. Este supermercado online promete entregas no próprio dia, em três horas.

Num momento em que muitos consumidores se viraram para as compras online, e em que os principais supermercados (Auchan, Continente, El Corte Inglés e Pingo Doce) têm prazos de entrega que podem chegar às duas semanas, as alternativas aparecem quase todos os dias, sob forma de novos projectos.

Um deles é o 360Hyper, um novo supermercado online que faz parte da 360Imprimir, uma empresa dedicada a impressão de vários formatos, e que usa o Recheio Cash & Carry para fazer compras – muitos dos produtos são da marca Amanhecer, por isso.

Taxa de entrega é variável: vai dos 5 aos 25 euros

O 360Hyper está, para já, apenas disponível em Lisboa e com um raio de acção de cinquenta quilómetros a partir da zona do Prior Velho (perto do Parque das Nações), onde fica a loja Recheio onde os shoppers da empresa compram os produtos pessoalmente – o custo deste serviço é de 4,99 euros.

As compras, segundo o 360Hyper, chegam a casa dos clientes no próprio dia (entre as 9 e as 20 horas), com um tempo de espera que pode ser apenas de três horas. Já a taxa de entrega varia conforme a distância a partir da loja Recheio do Pior Velho: até 10 km o preço é de 5 euros, mas pode chegar aos 25 euros se ficar a cinquenta quilómetros (por exemplo, na Ericeira).

Encomenda mínima no 360Hyper é de 50 euros

Em relação aos produtos disponíveis, são os mesmos que estão na loja Recheio (cerca de cinco mil), desde mercearia a congelados, passando pelos artigos de higiene/beleza, para animais e bebés, com o acerto de preço normal em relação aos do Recheio.

A encomenda mínima é de 50 euros e o 360Hyper está a dar um código de desconto de cinco euros na primeira compra a todos os clientes, como incentivo para experimentar o serviço: basta usar BEMVINDO no checkout. Sem este código, uma compra normal nunca vai ficar abaixo dos 59,99 euros (5 euros mínimo de taxa de entrega + 4,99 euros para o shopper).

Para já, o 360Hyper está apenas disponível em Lisboa, mas os responsáveis querem alargar as compras a mais localidades do País. Para conhecer melhor a forma de actuação deste novo supermercado online recomendamos que leia bem as Perguntas Frequentes, com vários pormenores sobre todo o processo de compra.

Processo de compra e pormenores sobre pagamentos

As compras no 360Hyper são feitas como numa loja online normal: escolhemos os produtos (alguns com limite de unidades, como na carne) e definimos pesos no caso de ser aplicável. Isto é tudo guardado num carrinho, onde podemos editar a encomenda.

O 360Hyper avisa ainda que para salvaguardar variações de preços e substituição de produtos acrescenta um valor correspondente a 5% da encomenda, como margem de manobra. Se o valor não for usado, o supermercado garante a devolução do dinheiro. Pode ainda ligar a opção de ser contacto telefonicamente caso seja necessário substituir produtos em falta, no momento da compra.

Para finalizar, é preciso antes garantir que temos um valor superior a cinquenta euros, mesmo depois de aplicado o desconto de cinco euros. Ao preço final junta-se ainda os IVA de 6 e 23%. Depois de clicarmos em ‘Finalizar’, preenchemos um formulários com dados pessoais e seleccionamos o método de pagamento (Multibanco ou MBWay) assim como o dia/hora da entrega.

Compras entregues no próprio dia sujeitas a “taxa de urgência”

Aqui, os preços aparecem um pouco diferentes do prometido: para uma entrega no mesmo dia até às 14:30 até 10 km, como foi o nosso caso, aparecem os dez euros da tabela, mais 1,49 euros.

Contudo, se escolhessemos uma entrega no dia seguinte, o valor baixava para os 9,49 euros, o que faz parecer que há aqui uma espécie de taxa de urgência que devia estar descrita nas condições de compra.

Assim que concluímos tudo e fazemos o pagamento é-nos enviado um email com a confirmação da encomenda. Vamos actualizar este artigo com a nossa experiência de compra, assim que o processo esteja concluído e que os produtos nos sejam entregues em casa.

Experiência de compra e contactos com o 360Hyper

A primeira coisa a retirar desta experiência é que o 360Hyper não foi capaz de cumprir o horário escolhido no site para entregar esta encomenda. O facto de o site não ter uma área de tracking é um ponto negativo; também não há um contacto telefónico para esclarecer dúvidas ou pedir justificações.

Entregas 360Hyper

Se tentarmos contactar o 360Hyper pela página de Facebook, surge uma mensagem automática a pedir que usemos o formulário de email no site «devido ao elevado número de contactos». Este é uma situação que não é tranquilizadora para o cliente, uma vez que o pagamento já está feito.

Também não ajuda que as explicações do atraso sejam inexistentes, por iniciativa do 360Hyper. Uma loja que nas condições de compra, no site, diz que se o cliente não estiver em casa para recolher a encomenda, a mesma volta para trás e tem de haver outra vez um pagamento da entrega, não dá qualquer informação sobre atrasos do seu próprio serviço. Para já, é uma experiência negativa e que não podemos recomendar.

Atraso confirmado e problemas com produtos

Foi apenas pelas 16 horas que tivemos um contacto do shopper que ficou responsável pela nossa compra… e com más notícias: a carne de vaca que tínhamos encomendado só era vendida em embalagens de vácuo com cinco quilos.

No site, a informação de vácuo estava ligada apenas a dois tipos desta carne, mas pelo feedback do shopper, todas as peças de vaca são vendidas assim. Mas o pior foi termos ficado a saber que a compra mínima são cinco quilos, embora no site (ainda) possamos escolher vários pesos: de um a cinco.

Se mantivessemos a nossa escolha com esta mudança, uma peça de carne de vaca iria ficar a cerca de sessenta euros, que era o valor total aproximado da nossa encomenda inicial – contudo, o shopper foi bastante prestável e deu várias alternativas. A escolha acabou por recair em embalagens de carne picada.

Cerca de vinte minutos depois desta chamada, a entrega estava a ser feita à nossa porta – o que era para ter chegado até às 14 horas (como escolhemos no site) acabou por por ser entregue pelas 17:25. O atraso não é grave, mas se a 360Hyper tivesse avisado que isto iria acontecer, a experiência de compra teria sido perfeita.

Atraso justificado com o facto de o 360Hyper ainda ser recente

Quer o shopper, quer a estafeta que nos entregou as compras (e que não apareceu protegido com máscara ou luvas, como é obrigatório para qualquer funcionário deste tipo, bem como no seu automóvel pessoal), foram confrontados com este atraso.

Mas foi fácil de perceber que nem um, nem outro eram responsáveis: o shopper, porque nos disse ter recebido a lista para fazer as compras quinze minutos antes de nos ter telefonado; a estafeta porque apenas pode fazer entregas quando as compras estão feitas, como é natural.

Ainda assim, ambos pediram desculpa e relacionaram o atraso com duas situações: elevado número de encomendas e o facto de a plataforma do 360Hyper ser recente e ainda precisar de algumas afinações.

Consideramos que estas duas justificações são válidas e a experiência global com esta novo supermercado online acabou por ser bastante positiva, sobretudo se começarmos a pensar que no Auchan há uma lista de espera para entrar no site e no Continente as entregas estão a demorar entre duas e três semanas. Actualmente, comprar online e receber no mesmo dia pode ser considerado um serviço de luxo – e o 360Hyper cumpriu o que prometeu.

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].