Fim-de-semana prolongado de Carnaval: seis restaurantes para experimentar nas miniférias

Restaurantes Carnaval ©Priscilla Du Preez
Restaurantes Carnaval ©Priscilla Du Preez

São cinco restaurantes novos ou com novidades na carta em Lisboa e um no Porto. Conheça das nossas sugestões para almoçar ou jantar de forma mais descontraída em época de Carnaval.

Pizzas, risottos, tacos, sushi, udon e ramen: é este o menu que propomos para os próximos quatro dias, uma altura em que vários portugueses aproveitam para tirar uma miniférias. Se estiver no Porto e em Lisboa, estes restaurantes podem valer uma visita.

Na capital, fica a maioria das sugestões: há restaurantes que têm uma nova carta e novos horários, assim como uma novidade do El Corte Inglés e em Campo de Ourique. No Porto, dominam os sabores mexicanos com receitas das abuelas.

Cozinha italiana está na ribalta do El Corte Inglés

A área de restauração no Gourmet Experience do El Corte Inglés tem um novo restaurante italiano, o Ribalta, onde se prometem «receitas clássicas da cucina tipica italiana, que mistura o conforto caseiro com a elegância descontraída de um restaurante de casual dining».
©Ribalta
Na carta, encontramos referências clássicas italiana e especialidades da casa: Insalata Mela Verde e Gorgonzola, Pizza Prosciutto Crudo di Parma e búfala Campana DOP, Paccheri All’Amatriciana ou risotto Funghi e Azeite de Trufa. Para sobremesa há, claro, Tiramisù, Panna Cotta e uma Mousse de Cappucino.
Reservas: n/d

Uma casa mexicana com comida de abuela em Matosinhos

O lema do restaurante Sicario é ‘mi casa es tu casa’ e nesta casa que também é nossa, agora há um menu renovado com pratos inspirados nos livros de receitas das abuelas (ou seja, das avós), da autoria do chef Carlos Mañé.
©Sicario
Nesta carta, temos todos os clássicos mexicanos: Pico de Gallo, Frijoles Refritos, Totopos e os Tacos. Nos pratos principais há Pavo a la Yucateca, Birria de Carnero, Chamorro. Aproveita ainda para provar os cocktails de assinatura Guerita, Tequila Silver & Reposado e Mezcalita.
Reservas: 227 668 382

Restaurante ou bar? Um conceito Audaz em Campo de Ourique

Na verdade, os responsáveis dizem que este novo restaurante de Lisboa é um gastrobar (que só serve jantares), «um espaço versátil onde se come e bebe com qualidade» e que dá «igual destaque ao menu e à carta de bebidas». Na cozinha está o chef Manuel Lino, que faz de guia a uma «incursão pela gastronomia nacional».
©Audaz
O conceito assenta na cozinha de conforto os petiscos Moelas de Galinha, Pezinhos de Porco de Coentrada e Orelha de Porco com Escabeche de Mexilhões e Molho de Francesinha. Para beber, além de cocktails, há rum da Madeira, gin do Alentejo e whiskey do Ribatejo. De Domingo a Quarta, a cozinha fecha à uma da manhã; nos outros dias fica aberta até às duas.
Reservas: 227 668 382

Alta cozinha japonesa ao almoço e ao jantar, no Restelo

O Kanazawa começou por ser um restaurante que abria só ao jantar e apenas por reserva, mas agora apresenta-se com um novo conceito. O chef Paulo Morais já serve almoços (das 12 às 15) todos os dias, menos ao Domingo e às Segundas.
©Kanazawa
Os destaques, ao almoço, são o Shokado, o Ramen e o Chirashi Zushi. A primeira sugestão é uma “caixinha” (bento box) dividida em quatro secções: legumes, sushi, sashimi e peixe confeccionado. A carta muda todos os meses, por isso a experiência é sempre diferente.
Reservas: 213 010 292.

Japão e Portugal sentam-se à mesa no Príncipe Real

O Miss Jappa é daqueles pontos de passagem obrigatórios nesta zona da cidade, para os fãs da gastronomia asiática. O restaurante mudou este mês a carta, que continua a seguir a batuta do chef Rui Santos: a «reinvenção de pratos tipicamente asiáticos» com um «twist bem português».
©Miss Jappa
Entre as novidades na carta do Missa Jappa temos a Tempura Basket, Udon de Peixe e Camarão, Temaki de Caranguejo, Gunkans de Lírio, Kinuta de Três Peixes. A tradição do restaurante manda que se acompanhe a refeição com um cocktail de assinatura: sugerimos o Tokyo Garden ou a Sakêgria.
Reservas: 211 379 763

Mangia Le Stagioni: um mantra italiano para refeições de Inverno

Cais do Sodré, Príncipe Real e Parque das Nações. A pizzaria ZeroZero está em três zonas de Lisboa e lança um desafio nesta altura do ano: ‘comer a estação’. A ideia é «respeitar a época e trabalhar os produtos do momento», explica Ricardo Bolas.
©ZeroZero
Na ZeroZero há sempre uma carta fixa, mas sempre com quatro opções alternativas. Até Março, pode escolher entre uma Bruschetta com Taleggio, um Tagliatelle al Tartufo Nero, uma Pizza Funghi Portobello e Cannoli Siciliano al Pistacchio.
Reservas: 213 420 091

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].