Monstra entra em 2020 com a exposição Tim Burton – As Marionetas de Animação, no Museu da Marioneta

O Mundo Animado de Tim Burton ©Monstra
O Mundo Animado de Tim Burton ©Monstra

Em ano de vigésimo aniversário, o Monstra – Festival de Animação de Lisboa traz a Portugal a exposição Tim Burton – As Marionetas de Animação, onde podemos ver os adereços usados em três filmes do realizador.

As exposições no Museu da Marioneta em parceria com a Monstra já se tornaram um clássico deste festival de cinema de animação: no ano passado, o espaço recebeu os bonecos da Ovelha Choné e, em 2020, há mais um grande clássico do cinema a chegar a Lisboa.

O Museu da Marioneta vai ser, durante quase três meses, um ponto de passagem obrigatória para os fãs de Tim Burton: o espaço vai receber uma exposição dedicada a vários filmes do realizador, onde estarão maquetas, bonecos e desenhos.

Marte Ataca! (1996), A Noiva Cadáver (2005) e Frankenweenie (2012) são as três produções cujos adereços vão estar em Lisboa entre Fevereiro e Abril. Esta é apenas uma pequena parte da exposição completa de Tim Burton, que é bastante maior, e que por isso não cabe na totalidade no espaço designado pelo Museu da Marioneta.

Três meses com o Tim Burton – As Marionetas de Animação

«Cada marioneta é uma obra de relojoaria. Vamos poder ver os mecanismos interiores das cabeças e dos corpos e perceber que, por debaixo de cada imagem que vemos no ecrã, há uma estrutura de uma grande complexidade, que permite aos animadores dar as mais complexas expressões e movimentos a cada ‘actor’», diz Fernando Galrito, director artístico da Monstra.

A entrada no Tim Burton – As Marionetas de Animação custa dois euros (é a primeira vez que uma iniciativa deste género da Monstra é paga), mas para crianças até aos três anos é gratuita. Quem comprar o bilhete para ver a exposição permanente no Museu da Marioneta tem ainda 50% de desconto.

A inauguração é dia 5 de Fevereiro, pelas 18 horas. Depois, As Marionetas de Animação de Tim Burton ficam quase três meses em Lisboa, até 19 de Abril.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].