Seat e Vhils criam roteiro de arte urbana gratuito (e online) para cinco cidades portuguesas

Seat Art Cities

Chama-se Seat Art Cities e é uma colaboração entre o artista Vhils e a marca de automóveis espanhola. O projecto tem como base um site onde podemos ver obras de arte urbana em Braga, Carvoeiro, Matosinhos, Lisboa e Aveiro.

A colaboração entre a Seat e Alexandre Farto (conhecido por Vhils) tem mais um “episódio”, desta que é uma ligação já com algum tempo entre a marca e a arte urbana: o festival Iminente é um dos pontos altos da ligação da Seat a este mundo.

Em 2017, na altura do lançamento do Ateca, a Seat apadrinhou uma obra dos Solid Dogma em Cascais, uma ‘unidade criativa’ composta por Pedro Pires e Alexandre Farto. Um ano depois, em 2018, o artista criou um Arona em cimento com quinze toneladas para comemorar o lançamento deste automóvel e dos quinze anos da Seat Portugal. Em Maio de 2019, os dois voltaram a anunciar uma parceria, desta vez para um projecto digital – o roteiro Seat Art Cities.

Braga é a primeira cidade a mostrar um roteiro de arte urbana

O Seat Art Cities é um site com cinco áreas dedicadas a cinco cidades (Braga, Carvoeiro, Matosinhos, Lisboa e Aveiro), onde podemos ver um mapa (que parece um diorama, com edifícios em 3D) com pontos de interesse e a localização de obras de arte urbana.

Até Junho, serão revelados os mapas de cada uma das cidades, uma por mês. A primeira a poder ser vista é Braga, pela mão de B.E.K. – ara cada cidade há um guia, um artista urbano que, num vídeo, nos dá a conhecer pormenores sobre cada instalação.

Seat Art Cities - Braga

Carvoeiro, Lisboa, Aveiro e Matosinhos também estão no mapa

Em Fevereiro, a cidade cujas obras de arte vão ser reveladas é o Carvoeiro, com a ajuda de Tamara; AkaCorleone vai mostrar-nos Lisboa (Abril) e André da Loba será o responsável por Aveiro, em Maio. Finalmente, em Junho, será a vez de conhecermos o roteiro urbano de Matosinhos com Draw & Contra.

O Seat Art Cities conta ainda com a participação da actriz Madalena Brandão que serve de host. Para ver mais pormenores sobre este projecto e, para já, os pontos de arte urbana em Braga, pode visitar o site oficial: seatartcities.com.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].