Dia Internacional do Vinho do Porto chega ao Barão Fladgate com a sugestão de um menu especial de degustação

©Barão Fladgate - Dia Vinho Porto
©Barão Fladgate - Dia Vinho Porto

O restaurante das caves Taylor’s, em Vila Nova de Gaia, sugere o seu menu especial para celebrar o Dia Internacional do Vinho do Porto, que se assinala dia 27 de Janeiro.

Da entradas à sobremesa: a sugestão do restaurante Barão Fladgate para celebrar o Dia Internacional do Vinho do Porto vai ter todos os pratos harmonizados com este ‘néctar’, produzido no Norte.

O chef Ricardo Cardoso (que criou este menu em conjunto com Beatriz Machado, directora de vinhos das unidades de turismo do grupo Taylor’s) diz que os pratos são o «apogeu da ligação entre gastronomia e vinho do Porto». Além das propostas da carta, há ainda um suplemento com uma selecção de queijos e um vinho especial: o Quinta de Vargellas Vintage 2015.

Suplemento de queijos e mais um vinho do Porto custa 18 euros

Sem contar com estes dois extras (que custam mais 18 euros), o menu do Dia Internacional do Vinho do Porto pode ser pedido ao almoço e ao jantar e conta com três sugestões: entrada, prato principal e sobremesa, todos com harmonização incluída.

A refeição começa com vieiras sobre pêra-rocha cremosa, abóbora assada, laranja, mini-acelga, amêndoa do Douro tostada e molho de caril. O vinho escolhido para acompanhar é um Taylor’s Chip Dry White Port Tonic.

Para prato principal, Ricardo Cardoso vai preparar um vitelão com batata-doce roxa, lapela de pimenta rosa, cebolinhas em vinho do Porto, cenouras baby sobre ervilha trufada e cogumelos trompetas da morte. O pairing estará a cargo de «um dos ícones da casa»: o Taylor’s Late Bottled Vintage 2014.

Finalmente, a sobremesa: crème brûlée de caramelo sobre crumble de frutos secos, pipocas caramelizadas, groselhas e gelado de framboesa, acompanhada de um Taylor’s 10 Year Old Tawny Port.

O Menu Taylor’s, que o Barão Fladgate sugere para celebrar o Dia Internacional do Vinho do Porto está disponível ao almoço (das 12:30 às 15) e ao jantar (das 19 às 22); o preço por pessoa é de 54 euros. Para reservas pode usar o número 223 772 951.

Barão Fladgate Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].