Porto: da carta de Verão do Barão Fladgate ao pátio-refúgio com novos cocktails do Vogue Café

Barão Fladgate Porto
Barão Fladgate Porto

O restaurante Barão Fladgate, nas caves Taylor’s (Gaia), tem uma nova carta com a assinatura do chef Ricardo Cardoso e o Vogue Café promete sessões animadas com DJ e um bar cheio de cocktails.

O Verão chegou às duas margens do Douro e trouxe novidades às cartas do
Barão Fladgate (em Gaia) e do Vogue Café (na baixa do Porto). No restaurante das caves Taylor’s, as novas sugestões tem a assinatura do chefe Ricardo Cardoso e incluem pratos sem glúten.

Nas entradas, as sugestões vão para o gaspacho de beterraba, pepino, raiz de lótus em duas texturas e citrinos e o lavagante, cannellone de manga, abacate, salicórnia, Daikon, cavala braseada e emulsão de gin e bagas de zimbro.

Para pratos principais, há novos pratos de carne e peixe: temos o robalo de anzol com cremoso de couve-flor, emulsão de espumante de Melgaço e ovas de lumpo, caranguejo real, acelga e alface-do do mar e um vitelão com escalope de foie, puré de aipo e amêndoa do Douro tostada, couve de Bruxelas grelhada, alho francês e rebentos de brócolos com molho de vinho do Porto Taylor’s e pimenta verde.

Quem for intolerante ao glúten também encontra alternativas na nova carta do Barão Fladgate. O chefe Ricardo Cardoso criou um peixe da lota com arroz selvagem e legumes biológicos, molho de manteiga e citrinos.

Finalmente, as sobremesas contam com dois reforços: texturas de maçã com chocolate, beterraba, funcho e sabugueiro e pannacota de citrinos e maracujá, mousse de frutos tropicais, toranja, merengue de lima e gelado de citrinos e verduras.

Das caves Taylor’s passamos a ponte para a cidade do Porto e vamos até à Baixa, onde encontramos um pátio no Vogue Café que “esconde” uma nova colecção de cocktails e sessões de DJ ao fim-de-semana (Sexta e Sábado, entre as 22 e as 2 da manhã).

A carta de Verão deste espaço tem um cocktail especial para este mês, o Pink August, com vermute de vinho do Porto Croft Pink, licor St. Germain de flor de sabugueiro e soda de groselha. Mas também há novidades nos cocktails de assinatura.

Entre os destaques estão o East Village (Gin Bombay Sapphire, La Quintinye Rouge, licor de violeta e puré de framboesa), o White Negroni (Gin Nordés, Noilly Prat, Italicus e Suze) e os que incluem vinho do Porto: o Derby (Fonseca Terra Prima, servido com gin, lima, limão, tangerina e espuma de maracujá) e o Cap Sleeve (Taylor’s Chip Dry White Port, Pisco, Mezcal, maçã, caril e pistachio).

Para acompanhar as novas bebidas, o Vogue Café junta igualmente entradas que se estreia na carta como as poke bowls de salmão ou atum, as saladas de quinoa, de
a rocha e queijo roquefort; nos pratos principais há bacalhau curado com puré de grão-de-bico e azeitona kalamata e lombo de novilho grelhado com cappuccino de cogumelos e trufa.

O restaurante Barão Fladgate está aberto todos os dias ao almoço (entre as 12:30 e as 15 horas) e ao jantar (das 19 às 22 horas). As reservas podem ser feitas pelo 223 772 951.

Já o Vogue Café Porto está aberto sempre das 12 à 1 da manhã, sendo que às Sextas e ao Sábado o horário é alargado até às 2 horas. Pode também reservar mesa pelo telefone 223 398 550.

Barão Fladgate Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato Vogue Café Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].