WhatsApp e Instagram vão passar a ter um novo nome em breve: a culpa é do Facebook

WhatsApp Facebook Instagram
WhatsApp Facebook Instagram

Sabia que o Instagram e o WhatsApp fazem parte do Facebook? Provavelmente sim, mas há muita gente que pode pensar que estes serviços são todos independentes – é para tornar isso claro que a mudança vai acontecer.

Nos últimos tempos temos assistidos a várias mudanças de nome: as trotinetas da Flash passaram a chamar-se Circ e a plataforma TVDE Taxify tornou-se Bolt. Algumas destas mudanças servem para que não haja dúvidas sobre a que marca pertencem vários serviços.

Foi o caso da MyTaxi, que depois de ter sido comprada pela jointventure composta pelo BMW Group e pela Daimler AG, teve de mudar de nome para FreeNow, para estar em linha com a marca ‘Now’, que tem vários serviços com esta designação.

E é precisamente isso que vai acontecer com o Instagram e o WhatsApp: esta não será uma mudança profunda no nome de ambas as apps, nem a vamos ver nos logótipos – vai ser, sobretudo, uma mudança em nome da «transparência» que o Facebook quer transmitir aos utilizadores.

Segundo uma fonte de rede social, as apps vão passar a ter a designação ‘Instagram from Facebook’ e ‘WhatsApp from Facebook’ porque a empresa quer que fique «bem claro» quais são os serviços que lhe pertencem.

Esta mudança vai acontecer nas lojas de apps e, provavelmente, no ecrã de abertura das aplicações (o chamado ‘splash screen’), para que os utilizadores saibam, sem dúvidas, que o Instagram e o WhatsApp pertencem ao Facebook.

Sobre datas em que esta mudança será efectiva, não foi comunicada qualquer dia em concreto, mas é natural que, nas próximas semanas, a alteração de nome comece a chegar aos vários mercados onde as apps estão disponíveis.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].