The Fork: restaurante com mais reservas de 2019 fica em Lisboa. Ljubomir Stanisic está no top 3

The Fork - Laurentina Bacalhau
The Fork - Laurentina Bacalhau

O The Fork acaba de revelar a lista dos restaurantes com mais reservas feitas através da sua plataforma. Na lista, há um chef que repete a presença; o Bistro 100 Maneiras está no pódio.

O ano de 2019 foi bastante animado para esta aplicação: além de ter sido havido a segunda edição do The Fork Fest, com descontos de 50%, a app passou a ter restaurantes com Estrelas Michelin disponíveis para reservas.

Isto aconteceu na sequência de a subsidiária gastronómica do Trip Advisor ter chegado a acordo com o Guia Michelin para a compra da plataforma de reservas Booktable. Em Portugal, há treze restaurantes com Estrela Michelin que se podem reservar na The Fork.

Laurentina РO Rei do Bacalhau ̩ o mais reservado no The Fork

Contudo, nenhum destes está na lista dos dez mais reservados do ano, até porque esta novidade só chegou no princípio de Dezembro, onde Lisboa é a cidade com mais presenças: oito. Porto e Funchal têm apenas um restaurante cada.

O campeão das reservas de mesa no The Fork é o Laurentina – O Rei do Bacalhau (9,2/10), um restaurante inaugurado em 1976, em Lisboa (fica na Avenida Conde de Valbom – na foto, em baixo), com António Francisco Pereira à frente da cozinha. O nome não dá espaço para enganos: aqui, os pratos principais têm como base o bacalhau.

Em segundo lugar está o Palácio Chiado (com curadoria de Manuel Bóia), um espaço com vários conceitos gastronómicos cujo tema dos pratos em todos os restaurantes muda de mês para mês. O pódio fecha com o Bistro 100 Maneiras, de Ljubomir Stanisic, um chef que podemos ver actualmente na televisão, com a sua terceira temporada de Pesadelo na Cozinha.

Olivier é o único chef com dois restaurantes no top 10

No top 10 dos restaurantes mais reservados, há dois que têm o mesmo chef: Seen (quarto lugar) e Yakuza First Floor (sétimo lugar) são de Olivier, que esta ano inaugurou o primeiro restaurante virtual no país em parceria com a Uber Eats – o Savage.

Contrabando Restaurante e Bar, DesNorte, Frade Dos Mares (todos em Lisboa), Cafeína (Porto) e Il Vivaldi – Mediterranean Cuisine (Funchal) são os espaços que compõe o top 10 dos mais reservados no The Fork.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].