Nem Batman, nem Aquaman, nem Liga da Justiça. Joker é o filme da DC mais visto de sempre em Portugal

Joker Portugal Filme Mais Visto
Joker Portugal Filme Mais Visto

É mesmo um dos possíveis “campeões” dos Óscares 2020. Joker, de Todd Phillips com Joaquin Phoenix, tem batido alguns recordes um pouco por todo o Mundo e agora chega a vez de Portugal entrar na lista.

No filme Batman de Tim Burton, Joker (interpretado por Jack Nicholson) é “nasce” depois de ser atirado para um depósito e químicos; em 2019, o mesmo vilão é criado depois de ser “atirado” para a sociedade.

É esta analogia que muitos críticos têm feito para explicar a forma como a personagem de‎ Joaquin Phoenix é construída neste filme, que cria uma nova narrativa no género: sem muitos artifícios e mais próxima da realidade com a qual qualquer um de nós se pode identificar.

Joker é o grande candidato a “vencer” os Óscares 2020?

Arthur Fleck, um comediante falhado, é constantemente ridicularizado pelos colegas de trabalho e gozado quando tenta começar a fazer stand-up em Gotham City. A vida do futuro Joker muda quando o vídeo dessa actuação vai parar à produção do principal programa late night da TV, apresentado por Robert de Niro (Murray Franklin).

O convite para participar nesse programa é o culminar de uma montanha-russa de emoções e imagens fortes que acabam por caracterizar a forma como Arthur Fleck se apresenta ao público como Joker. O filme tem sido considerado uma obra prima por vários críticos e será mesmo o principal candidato a, pelo menos, três Óscares: Melhor Realizador, Melhor Actor e Melhor Argumento Original.

Se algum destes Óscares se confirmar, será a primeira vez que um filme baseado em histórias de super-heróis ganhará aquilo que se chamam os ‘Óscares principais’ – até agora, produções deste género apenas conquistaram os chamados ‘Óscares técnicos’.

Batman, Liga da Justiça e Esquadrão Suicida ultrapassados

Mas, se a entrega dos Óscares dependesse da escolha do público e se Portugal pudesse votar, é muito provável que Joker conquistasse mesmo as estatuetas douradas.

Há uma razão para dizermos isto: o filme é o mais visto da DC em Portugal de sempre, com 720 938 espectadores (receita de 3,5 milhões de euros), ultrapassando outros filmes com o cunho desta produtora, como os Batman (a trilogia de Christopher Nolan), Aquaman, Liga da Justiça ou Esquadrão Suicida.

Segundo os dados apurados pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) até 31 de Outubro, Joker é, neste momento, o 18.º filme mais visto de sempre em Portugal, no cinema, à frente de blockbusters como Piratas das Caraíbas – O Cofre do Homem Morto, Star Wars: O Despertar da Força ou Harry Potter e o Cálice de Fogo.

A “ameaça” Star Wars: The Rise of Skywalker estreia em Dezembro

Em 2019, Joker é mesmo o segundo filme mais visto no cinema – o primeiro continua a ser o remake de O Rei Leão (quase 1,3 milhões de espectadores), que também é mais visto de sempre nas salas nacionais e, consequentemente, o que mais dinheiro arrecadou em bilheteira: 6,9 milhões de euros.

Joker ainda continua nas salas de cinema de todo o País e, à partida, só terá um filme capaz de o tirar do segundo lugar – o último Star Wars da terceira trilogia (The Rise of Skywalker), que estreia a 19 de Dezembro – recorde aqui em baixo o trailer final.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].