Dois Corvos e Oitava Colina lançam duas novas cervejas artesanais: a pilsner Prata e a old ale Bardolfo

Prata - Dois Corvos
Prata - Dois Corvos

As duas cervejeiras artesanais de Lisboa têm novidades que chegam as torneiras dos bares esta semana. A Dois Corvos criou a Prata e a Oitava Colina fez a Bardolfo, em parceria com a Vilhoa.

A segunda semana de Outubro traz duas novidades ao mercado português da cerveja artesanal. A Dois Corvos e a Oitava Colina, ambas de Lisboa, acabam de anunciar as cervejas Prata e a Bardolfo, respectivamente.

Esta última tem um nome inspirado numa personagem de William Shakespeare, um ladrão que aparece em quatro peças de teatro do dramaturgo inglês e que é conhecido pelo seu aspecto cómico, com o nariz sempre vermelho, por pausa da bebida.

A cerveja Bardolfo (feita em conjunto com a Vilhoa) inspira-se nesta personagem que surge quase sempre alcoolizada e “homenageia-a” ao juntar técnicas de produção da cerveja e do vinho – estagiou seis meses em barris de Verdelho da Madeira. O resultado é uma Old Ale de «cor escura, espuma dourada, com 10,5% de teor de álcool, aroma e sabor a biscoito, mel e figos com notas de madeira», caracteriza a Oitava Colina.

Dois Corvos cria a Prata para chegar a toda a gente

De Marvila, do beer district lisboeta, vem a outra novidade da semana, a Prata, uma cerveja criada para «chegar ao público português, de forma mais abrangente». Esta nova referência da Dois Corvos está em garrafas de 33 cl, à pressão no tap room e ainda pode ser levada para casa em growlers de um ou dois litros.

A Prata é uma cerveja pilsner, um tipo de lager (como a Super Bock, por exemplo), cujas principais características são a cor amarela e a leveza de sabor. O nome vem da cidade da República Checa onde foram criadas, em 1842: Pilsen.

As duas cervejas vão começar a ser vendidas ao público esta semana: a Prata e a Bardolfo ficam disponíveis nos tap rooms da Dois Corvos (Marvila, Rua Capitão Leitão) e da Oitava Colina (Graça, Rua Damasceno Monteiro) esta semana; a última pode ainda ser provada no Crafty Corner, no Cais do Sodré.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].