Novo tinto Monte Velho é de edição limitada e vem de vinhas plantadas a 600 metros de altitude

Esporão - Monte Velho Altitude
Esporão - Monte Velho Altitude

A Quinta do Esporão anunciou um novo vinho tinto de Outono. O Altitude foi criado com três castas-base (Trincadeira, Aragonez, Alicante Bouschet) e vem de vinhas plantadas entre 200 e 600 metros.

O novo Monte Velho vem da Serra de São Mamede (Portalegre) e é, segundo a Quinta do Esporão, um vinho que «reforça a diversidade do Alentejo». As características desta zona, onde os «verões são amenos e com maior humidade», deram origem a uma edição limitada «equilibrada e fresca, com bom potencial de guarda».

Este Monte Velho Altitude foi feito com base em três castas principais – Trincadeira, Aragonez, Alicante Bouschet – mas levou ainda uma «mistura de uvas tintas, proveniente de vinhas velhas», diz o Esporão.

Monte Velho Altitude custa 6,99 euros e é exclusivo do Pingo Doce

Segundos os enólogos David Baverstock e Sandra Alves, o Altitude tem aroma a «frutos silvestres e mirtilos, com frescura evidente e algum musgo, pimenta preta acabada de moer». No que respeita a notas de prova, é «intenso, elegante e guloso», com sabor a «fruta vermelha madura, mas fresca e traços de mineralidade». A ficha técnica pode ser vista aqui, em PDF.

Cada garrafa de Monte Velho Altitude é numerada (há 33 300 unidades) e a sua venda é exclusiva das lojas Pingo Doce e das lojas do Esporão que existem na herdade da produtora, na Quinta dos Murças e no restaurante do Porto (PVP de 5,99 euros).

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].