The Danish Pastry Shop Campo Grande

Gullerodskage, Småkager e Lagkage. Tradução: os melhores bolos da Dinamarca chegaram a Lisboa

por • 25 Outubro, 2019 • Reportagem Trendy 📷Comentários fechados em Gullerodskage, Småkager e Lagkage. Tradução: os melhores bolos da Dinamarca chegaram a Lisboa526

Começou por ser em Queijas, mas agora está em Lisboa. O novo mundo encantado de bolos e pastelaria nórdica da The Danish Pastry Shop é no Campo Grande, mesmo ao lado da Biblioteca Nacional e do ginásio Go Fit.

Da Escandinávia sabemos que vem o bacalhau, os móveis do Ikea, os carros da Volvo e a cerveja Carlsberg; mas, como sabemos, a loja de móveis sueca também vende alguns bolos que nos acostumámos a provar (o de canela, por exemplo). Entrar na The Danish Pastry Shop é uma espécie de subida de nível, nesta realidade.

O novo espaço da loja, que começou com uma história de amor entre Filipe Pereira e Katrine Andersen, na Dinamarca, abriu no 115 da Rua do Campo Grande, mesmo a meio entre a Cidade Universitária e a Biblioteca Nacional, com o ginásio Go Fit a espreitar pela janela.

O bolo de cenoura Gullerodskage é a estrela da Danish

É um cafezinho bem iluminado, com uma decoração recheada de elementos naturais, como o grande tronco que se espalha pela parede, ao fundo da sala. Ao balcão está um tratado de pastelaria (e não só) nórdica que também abraça a rua, com uma montra vistosa (e deliciosa) que promete convencer muita gente a entrar neste pedacinho de Dinamarca em Lisboa.

Com um brunch que pode ser pedido durante todo o dia (todos os dias), a nova The Danish Pastry Shop é uma porta aberta para tudo o que de bom vem da Dinamarca – é que, ao contrário de que se diz em Hamlet, aqui neste reino não há nada de mal ou podre. Tudo é doce, fresco e com um sabor que promete aquecer os estômagos mais gelados no Inverno que aí vem.

E, por onde começar, para, por exemplo, um bom pequeno almoço ou um lanche daqueles quando a luz do dia começa a dar lugar à noite? Talvez pela estrela da Danish: o Gullerodskage, um bolo dinamarquês de cenoura com merengue de limão a fazer de topping.

Nem só de doces se faz o menu da Danish Pastry Shop

Se quer parar já com os doces, pode experimentar um pouco de salmão sobre uma boa fatia de Rugbrød, o pão de centeio típico da Dinamarca. Mas, como é impossível falar de uma pastelaria sem piscar o olho a mais bolos, aqui fica com mais sugestões de fazer disparar os alarmes glicémicos: o Spandauer med Hindbær (folhados de framboesa), as Småkager (bolachas de manteiga) e o Lagkage (bolo de aniversário dinamarquês).

Nem lhe vamos dizer que também há suspiros de chocolate, bolas de rum com chocolate, iogurtes naturais com compota e bolacha triturada, a focaccia ou o salame invertido. Isso fica para a próxima, quando nos sentarmos à mesa da Danish Pastry Shop com mais calma. E vai haver mesmo muito para contar quando isso acontecer.

The Danish Pastry Shop Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish