Gullerodskage, Småkager e Lagkage. Tradução: os melhores bolos da Dinamarca chegaram a Lisboa

The Danish Pastry Shop Campo Grande
The Danish Pastry Shop Campo Grande

Começou por ser em Queijas, mas agora está em Lisboa. O novo mundo da pastelaria nórdica da The Danish Pastry Shop é no Campo Grande.

Da Escandinávia sabemos que vem o bacalhau, os móveis do Ikea, os carros da Volvo e a cerveja Carlsberg; mas, como sabemos, a loja de móveis sueca também vende alguns bolos que nos acostumámos a provar (o de canela, por exemplo). Entrar na The Danish Pastry Shop é uma espécie de subida de nível, nesta realidade.

O novo espaço da loja, que começou com uma história de amor entre Filipe Pereira e Katrine Andersen, na Dinamarca, abriu no 115 da Rua do Campo Grande, mesmo a meio entre a Cidade Universitária e a Biblioteca Nacional, com o ginásio Go Fit a espreitar pela janela.

Do Gullerodskage aos Romkuglers

É um cafezinho bem iluminado, com uma decoração recheada de elementos naturais, como o grande tronco que se espalha pela parede, ao fundo da sala. Ao balcão está um tratado de pastelaria (e não só) nórdica que também abraça a rua, com uma montra vistosa (e deliciosa) que promete convencer muita gente a entrar neste pedacinho de Dinamarca em Lisboa.

Com um brunch que pode ser pedido durante todo o dia (todos os dias), a nova The Danish Pastry Shop é uma porta aberta para tudo o que de bom vem da Dinamarca – é que, ao contrário de que se diz em Hamlet, aqui neste reino não há nada de mal ou podre. Tudo é doce, fresco e com um sabor que promete aquecer os estômagos mais gelados no Inverno que aí vem.

E, por onde começar, para, por exemplo, um bom pequeno-almoço ou um lanche daqueles quando a luz do dia começa a dar lugar à noite? Talvez pela estrela da Danish: o Gullerodskage, um bolo dinamarquês de cenoura com merengue de limão a fazer de topping. Mas também há os Romkuglers, trufas de chocolate com topping de frutos secos e chamado ‘bolo dos sonhos, o Drømmekage.

Nem só de doces se faz o menu da Danish Pastry Shop

Se quer parar já com os doces, pode experimentar um pouco de salmão sobre uma boa fatia de Rugbrød, o pão de centeio típico da Dinamarca. Mas, como é impossível falar de uma pastelaria sem piscar o olho a mais bolos, aqui fica com mais sugestões de fazer disparar os alarmes glicémicos: o Spandauer med Hindbær (folhados de framboesa), as Småkager (bolachas de manteiga) e o Lagkage (bolo de aniversário dinamarquês).

Nem lhe vamos dizer que também há suspiros de chocolate, bolas de rum com chocolate, iogurtes naturais com compota e bolacha triturada, a focaccia ou o salame invertido. Isso fica para a próxima, quando nos sentarmos à mesa da Danish Pastry Shop com mais calma. E vai haver mesmo muito para contar quando isso acontecer.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].