Quarto Highclere
Quarto Highclere

Quer passar uma noite na casa da série Downton Abbey? O Airbnb vai abrir as reservas a 1 de Outubro

O Castelo de Highclere, propriedade da família Carnarvon, que serve de cenário para as filmagens de Downton Abbey, vai abrir as portas para que dois fãs da série britânica possam lá passar uma noite.

Na televisão, é a mansão dos Crawleys, mas na realidade é o Castelo de Highclere, que pertence à família Carnarvon desde 1679. E, este ano, também para assinalar a estreia do filme Downton Abbey, vai abrir as portas para uma noite exclusiva, a que apenas dois fãs da série vão ter direito.

A presença do Castelo de Highclere na plataforma Airbnb faz parte de uma série de estadas especiais oferecidas pela plataforma em locais inusitados – uma das mais recentes era um quarto no Museu do Louvre, também apenas por uma noite.

Desta vez, a exclusividade mantêm-se e a forma de conseguir a reserva também: ou seja, não basta entrar no Airbnb e reservar este alojamento, uma vez que há regras a cumprir para que seja “convidado” a passar uma noite em Highclere.

Para começar, as reservas abrem no dia 1 de Outubro, depois tem de ser um anfitrião Airbnb com um grande rácio de críticas positivas e ser fã de Downton Abbey – a mensagem da reserva tem de ser criativa e mostrar que conhece bem esta série.

Depois, cabe ao Airbnb escolher o candidato que vai passar uma noite em Highclere, com um convidado à sua escolha, no dia 26 de Novembro. A experiência Downton Abbey começa com um cocktail no salão do castelo e depois segue-se o jantar, servido pelo mordomo da família Carnarvon.

O café é servido da biblioteca e a noite vai ser passada num dos quartos privados de Highclere com casa de banho privativa e vista para os «mais de 400 hectares de espaços verdes que rodeiam o castelo», lembra o Airbnb.

Dia 27 de Novembro, antes do check-out, os dois fãs de Downton Abbey vão ter direito a pequeno almoço e a um passeio pelos jardins. Resta lembrar uma coisa: apesar de tudo isto parecer um passatempo, com tudo oferecido pelo Airbnb, não é bem assim.

Quem for escolhido para passar uma noite no Castelo de Highclere vai ter de pagar a estada (167,77 euros) e todas as deslocações para este alojamento, como o voo de avião para Londres (onde ficam os aeroportos mais próximos) e os transfers.

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].