Viagens à Tailândia do chef Maurício Vale inspiram a nova carta do restaurante Asian Lab

Asian Lab - Nova carta Setembro 2019
Asian Lab - Nova carta Setembro 2019

O restaurante Asian Lab (Mercado da Ribeira) tem uma nova carta onde estão vários pratos que surgem depois de uma viagem à Tailândia do seu chef. As inspirações vieram de duas referências da street food deste país.

As viagens que vários chefs fazem à volta do mundo para encontrar inspiração para novos pratos estão, muitas vezes, na base das renovações de cartas dos restaurantes e acabam por ser um cliché do seu storytelling.

Foi isto mesmo que aconteceu com Maurício Vale e o seu Asian Lab: o novo menu tem pratos inspirados nas experiências gastronómicas que o chef teve na sua mais recente viagem à Tailândia.

Segundo Maurício Vale, as inspirações vieram do Bo.lan e do Err «dois restaurantes de referência de cozinha de autor de street food asiática», onde o chef teve mesmo a oportunidade de trabalhar.

«Esta nova carta é o espelho desta viagem e representa a memória dos sítios que visitei», diz Maurício Vale. Então, o que vamos encontrar de novo no Asian Lab?

O chef recomenda, logo à partida, o Duck Chow Meni e a Thai Exotic Salad. Esta última é uma entrada que Maurício Vale diz ser mais que uma salada comum: «É um autêntico carnaval de sabores, em que o rei do prato é o salmão com ervas desidratadas».

Depois, seguimos para os pratos de caril Chiang Mai Khao Soi e Kurma Curry, que são mesmo dois dois favoritos do chef: «O caril é caseiro, feito por mim, e aproxima-se das texturas e dos sabores da Tailândia».

Além das novidades absolutas na carta do Asian Lab, o chef fala ainda noutras mudanças, desta vez nas «técnicas e nos métodos de produção», que tornaram possível a oferta de «pratos com maior qualidade e mais autênticos».

O Asian Lab tem, agora, uma carta com menos pratos (apenas treze) «mas maior no campo dos sabores, mais apurados que nunca». Segundo Maurício Vale, o objectivo é aproximar cada vez mais o Asian Lab dos «clássicos da street food asiática». E, neste campeonato, é preciso não esquecer que um dos mais reconhecidos restaurantes do género em Lisboa está ali mesmo ao lado: o Soi.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].