Depois das lojas, aparecem os bairros pop-up: o Metropolitan fica apenas três dias em Lisboa

Bairro Metropolitan Lisboa
Bairro Metropolitan Lisboa

É um projecto da produtora It’s Always Now e vai chegar a Lisboa em Outubro. O Bairro Metropolitan será em formato pop-up, o que significa que estará aberto durante um tempo (muito) limitado.

O Novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa (Santa Apolónia) é o local escolhido para receber este novo “bairro”. A ideia, em Portugal, chega pela mão de Catarina Vasconcelos e Joana Ornelas, da produtora It’s Always Now.

Em Outubro, esta zona ribeirinha vai receber o Bairro Metropolitan, um espaço onde vai ser possível ter «arte, música e comida» e «proporcionar uma viagem ao mundo do fantástico».

Com entrada gratuita, o Metropolitan vai ter várias manifestações artísticas com performances de Vanessa Teodoro, Maria Imaginário, Catarina Glam e Rita Ravasco e Miss Suzie, que será directora artística de quatro momentos.

A produtora promete ainda a presença de artistas musicais e circences, mas sem dar mais detalhes sobre o programa. O que já existe é uma maquete digital de como será este bairro pop-up, em concreto de uma das ruas: a Pink Street (imagem em baixo).

«Lisboa será a primeira cidade portuguesa a receber este bairro atípico, formado por vários espaços pop up instalados em contentores marítimos e numa tenda tensionada, dando origem a avenidas e ruas temáticas, como a Metropolitan Art Street, Wine Garden, Food Corner, Pink Street, Barber Street», explica Catarina Vasconcelos.

Uma das principais vertentes do Bairro Metropolitan é a ecologia: a It’s Always Now promete usar matérias primas amigas do ambiente e é certo que vai haver a reutilização de contentores marítimos como lojas e espaços de arte; além disso, uma das suas «avenidas» vai ser dedicada à «consciencialização para a extinção do Lince Ibérico».

O Bairro Metropolitan vai estar em Lisboa entre 3 e 6 de Outubro (Quinta a Domingo) e vai ter ainda um guia em papel em português, inglês, francês e espanhol, «com a agenda cultural dos quatro dias» promete a It’s Always Now.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].