Depois de ter sido apresentada, no Verรฃo de 2018 a versรฃo hรญbrida da V90 ajudou a Volvo a crescer 65% neste mercado. Pedimos o automรณvel emprestado ร marca para descobrir porquรช.
ร primeira vista, a V90 รฉ daqueles carros-espada, longos e vistosos que nรฃo passam despercebidos. Para isso, contribuiu muito a cor: um branco Cristal Inscription que รฉ um extra de mais 1600 euros.
Cedo comeรงamos a perceber que tudo neste carro tem o verbo ‘somar’ incluรญdo – a versรฃo que a Volvo nos emprestou para teste era o modelo mais potente da sua gama (a Inscription), um T8 de 390 cavalos com uma caixa automรกtica de oito velocidades.
Escusado serรก dizer que conduzir este automรณvel, especialmente com as ajudas ร conduรงรฃo como o que permite que a V90 vรก ajustando a direcรงรฃo automaticamente, de acordo com a leitura das linhas de faixa, รฉ uma experiรชncia de total conforto.
‘Conforto’ e ‘seguranรงa’ sรฃo, como sabemos hรก vรกrios anos, dois dos principais sinรณnimos dos automรณveis Volvo, e foi algo que tambรฉm jรก tรญnhamos experimentado in loco com o XC40.
As road trips com automรณveis destes sรฃo um dos clรกssicos do TRENDY: desta vez nรฃo foi diferente, e aproveitรกmos a ocasiรฃo para carregar a carrinha com pranchas de surf e bodyboards, mais o material respectivo, para ir apanhar umas ondas a Peniche.
O espaรงo da V90 tornou a viagem mais fรกcil: mesmo com duas “tรกbuas” a cruzar o habitรกculo e mais trรชs pessoas alรฉm do condutor, houve espaรงo para tudo e sem grandes constrangimentos.
Ficamos ร espera que a Volvo, tal como fez com a Ocean Race, possa anunciar uma parceria com uma marca ligada a outros desportos aquรกticos, pois fazia todo o sentido ter um SUV ou uma destas carrinhas associadas ao surf e a marcas como a Billabong, a Vissla ou a Quicksilver.
A Volvo V90, apesar de parecer um automรณvel formal, daqueles que os figurรตes das empresas gostam de passear pelos parques privativos das empresas, tem um ADN especialmente cool. Pelo menos, vemos aqui uma รณptima versatilidade, pois sentimos que a carrinha tambรฉm de pode aventurar por caminhos mais acidentados, em busca de algumas praias mais escondidas da nossa costa.
Quatro dias depois de conduzir a V90 em auto-estrada, caminhos de terra batida, cidade e percursos semi-urbanos, fica uma impressรฃo de um automรณvel que nos serviria para a vida – pelo menos, pelo preรงo que pedem por ele, รฉ bom que dรช para muitos e muitos anos.
Fazendo as contas finais, com os extras todos, packs de tecnologia (que inclui Car Play da Apple e Android Auto), auxiliares de conduรงรฃo de fazer inveja ร Tesla, bancos com vรกrios ajustes e assistentes de estacionamento (lรก estรก o verbo ‘somar’) ficamos com uma conta de 81 940 euros para pagar ร marca sueca.