Beachcam e Prio juntam-se para criar um guia de praias em versão digital e impressa

Guia de Praias Prio Beachcam
Guia de Praias Prio Beachcam

A gasolineira chama-lhe o «mais completo» guia de praias de Portugal. Online, podem ser vistas as características de oitocentes praias nacionais; no papel, este número é de apenas 141.

O site Beachcam, só por si, já era uma grande base de dados de praias, com streams em directo de Norte a Sul, incluindo as fluviais; agora, este site juntou-se à Prio para criar um guia «mais completo», com possibilidade de busca por distrito e concelho.

Além de uma versão em site que a Prio diz ter cerca de oitocentas praias, existe ainda uma em papel, um pequeno livro, com apenas 141, que vai ser oferecido a todos os clientes que gastem trinta euros em combustível.

O guia de praias online tem um motor de busca onde podemos procurar pelo nome da praia, ou ver todas as que estão em dez distritos de Portugal e nos respectivos concelhos; além disso, também é possível seleccionar entre mais de vinte filtros para sermos mais específicos na nossa busca.

Contudo, aqui está um problema deste guia de praias da Prio: não é possível seleccionar vários filtros e, por isso, somos obrigados a escolher apenas um para cada busca. Isto acaba por tornar limitar os resultados – por exemplo, se quisermos procurar uma praia que seja boa para surf, que tenha chuveiros e bandeira azul (requisitos que podem ser considerados básicos), não vai ser possível.

Num guia que se diz ser o mais completo de Portugal faltam ainda as praias das Ilhas: Açores e Madeira têm dezenas de praias que podiam constar nesta iniciativa da Prio – pelo menos o Jardim do Mar, neste segundo arquipélago, devia fazer parte, uma vez que já está na lista do Beachcam.

Fora isto, este guia é bastante completo: podemos ver dados bastante completos sobre as características da praia (tempo actual, com informação sobre a velocidade e direcção do vento), galeria de imagens, um vídeo feito com drone, informações úteis (existência de restaurantes, WC, vigilância, etc) e até outras praias mais perto.

O Beachcam aparece aqui integrado com a uma das suas principais funcionalidades: a live cam, ou seja, um streaming em directo da praia; as direcções para chegar até à mesma podem ser dadas também através do guia, com recurso a Google Maps, um recurso importante para quem visitar o site no smartphone.

Com esta parceria, a Prio tem como principal objectivo a promoção do surf como desporto para fazer todo o ano em Portugal, precisamente uma das principais razões que levam as pessoas a ver o Beachcam de forma regular.

«Queremos incentivar a actividade física, em especial o Surf, uma atividade cada vez mais popular em Portugal e onde julgo que podemos trazer valor acrescentado», justifica Ana Pinho, responsável de comunicação da Prio. O Guia de Praias Prio/Beachcam pode ser consultado online aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].