Noites assombradas, provas de vinho e astronomia nas noites de verão das ruínas romanas de Tróia

Ruínas Romanas Tróia 2019 Verão
Ruínas Romanas Tróia 2019 Verão

Um dos locais arqueológicos mais ricos do país tem uma agenda de Verão com vários eventos para toda a família, que se juntam às tradicionais visitas guiadas.

É em Tróia, a poucos quilómetros do centro da zona da marina e dos hotéis, que fica um dos melhores complexos de ruínas romanas de Portugal. Este local remonta ao ano 1 d.C. e tem com casas, fábricas de salga de peixe, termas, mausoléu e uma necrópole, numa altura em que esta zona era uma ilha e se chamava Ácala.

Como é costume, todos os verões o Troia Resort (que é responsável pelas ruínas) cria programas para dinamizar o espaço que vão além das visitas guiadas, que acontecem todas as Quartas e Sábados de Julho e Agosto, às 10:30.

Em 2019 há três programas distintos: provas de vinho com sunset, um evento de astronomia e a Noite Assombrada – esta última acontece apenas no dia 19 de Julho (Sábado) e vai ter quatro sessões, que acontecem a partir das 21:20.

Nesta noite assombrada vão contar-se lendas sobre o que se terá passado no local: o tema será a história de Lucius Cornelius Bocchus e da sua neta, Emérita, uma romana que «caiu em desgraça, porque se atreveu a detestar garum, beber cerveja e amar um bárbaro».

Os bilhetes para esteve evento custam cinco euros para crianças (dos cinco aos doze anos) e dez euros para adultos, com as inscrições a serem feitas pelo email [email protected].

Da noite de assombrações para as noites de estrelas: as ruínas romanas de Tróia também vão ter sessões de astronomia com em parceria com a empresa de actividades Sky4all. Além de ensinar mais sobre constelações e astros, também se vão contar histórias sobre a importância que as estrelas tinham para os romanos.

Ao todo vai haver quatro sessões de astronomia, sempre em Agosto, nos dias 2, 3, 23 e 34, às 21:30. O preço dos bilhetes é o mesmo da Noite Assombrada, assim como o email de registo.

Finalmente, o um evento que se vai prolongar por mais dias, durante o Verão: provas de vinhos e música ao vivo, junto à Praia da Caldeira, que começam pelas 18 horas.

A primeira edição dos Wine & Music Sunsets das ruínas romanas de Tróia começam dia 17 de Julho, mas, na verdade ninguém vai ver qualquer pôr do Sol ao longo do Verão, uma vez que os eventos terminam pelas 19:20, e o ocaso só acontece pelas 21 horas.

Ainda assim, e até 28 de Agosto, todas as Quartas-Feiras vão ser dias de provar vinhos de várias produtoras nacionais, como a Adega Cooperativa Agrícola Santo Isidro de Pegões, a Adega Venâncio da Costa Lima, a Quinta Brejinho da Costa e a Casa Ermelinda Freitas. Para este evento, os bilhetes custam dez euros, com as inscrições a terem de ser feitas pelo mesmo email dos outros eventos.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].