MOTELX passa pela primeira vez por uma Sexta-Feira 13 e tem uma sessão 4K de Alien

Alien 4K MotelX

A edição de 2019 do MOTELX é a décima-terceira e, pela primeira vez em treze anos, vai passar por uma Sexta-Feira 13 – a «superstição bate à porta do festival», diz a organização.

É um dos clássicos pós-Verão em Lisboa (apesar de, tecnicamente, a estação só acabar a 21 de Setembro): o Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa está de regresso ao cinema São Jorge para a sua décima-terceira edição.

Este ano é a primeira vez em que o festival apanha uma Sexta-Feira 13 no caminho (vai ser entre 10 e 15 de Setembro) e, para assinalar este momento, há uma sessão especial de Friday The 13th.

Por falar em sessões especiais, o MOTELX 2019 vai também passar uma cópia restaurada de Alien em 4K (o filme de Ridley Scott comemora quarenta anos) e um documentário sobre este clássico de space terror – Memory: The Origins of Alien, de Alexandre O. Philippe.

O outro momento de destaque do Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa vai ser a presença do realizador norte-americano Ari Aster, responsável pelos filmes Hereditário (também com sessão especial) e Midsommar (foto em baixo), este último em estreia no País.

Midsommar

Em português, também há cinema de terror: o festival vai receber a estreia de Faz-me Companhia, do realizador Gonçalo Almeida, o vencedor do Prémio MOTELX para Melhor Curta de Terror Portuguesa em 2017 – Thursday Night.

Na secção Quarto Perdido passam ainda mais dois clássicos nacionais: O Construtor de Anjos (1978, Luís Noronha da Costa) e Rasganço (2001, Raquel Freire). Ainda em português, mas do Brasil, vamos ter A Sombra do Pai, de Gabriela Amaral Almeida.

Entre uma sessão de curtas nacionais, (com carta branca para João Pedro Rodrigues) e a competição Prémio MOTELX – Melhor Curta de Terror Portuguesa (o vencedor ganha cinco mil euros), há ainda lugar para a habitual programação infanto-juvenil do Lobo Mau.

Ainda nas sessões paralelas, há MOTELquiz (com o lançamento dos dois livros inéditos em Portugal – Profondo Nero e As Histórias do Rei Amarelo), um workshop de adereços comestíveis dado pela Rub-a-Duckie e uma masterclass de efeitos especiais orientada estúdio Nu Boyana Portugal, que teve um dedinho na pós-produção do reboot de 2019 do filme Hellboy.

Durante o mês de Agosto, a organização do festival vai revelar o programa completo (para já pode ver uma antevisão em PDF), com os todos os horários e dias das sessões, assim como a disponibilidade e o preço de bilhetes. Para já sabe-se que os dias 5, 6 e 7 de Setembro estão já reservados para eventos de ‘aquecimento’ (warm up).

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].