MoteLX: o guia definitivo para o festival de cinema de terror de Lisboa

Há já onze anos que o MoteLX espalha o terror em Lisboa. Como sempre, há dezenas de filmes para ver e participações especiais de cineastas. Está na hora de apontar as agulhas ao cinema São Jorge!

O MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa começa amanhã (5 de Setembro) e fica pela capital até 10 de Setembro. Ao longo destes seis dias serão exibidos mais de cem filmes em 74 sessões, numa edição que é marcada pelo tema ‘O Estranho Mundo do Terror Latino’.

Este tema é o fruto de uma programação associada a Lisboa, Capital Ibero-americana de Cultura 2017). Além disso também há a destacar a presença de Roger Corman (O Terror, A Queda da Casa Usher) e Alejandro Jodorowsky (Santa Sagre, A Montanha Sagrada). Aqui fica o guia detalhado para todos os dias da edição 2017 do MoteLX.

Terça-feira, 5 de Setembro

No primeiro dia de MoteLX, antes ainda da sessão esgotada de Super Dark Times, filme que já foi comparado a Donnie Darko, destaque para a inauguração da exposição Os Labirintos de Horror de Edgar Allan Poe. Esta exposição dá a conhecer as 28 ilustrações feitas por autores nacionais para a colectânea de contos que será lançada pela editora Saída de Emergência durante o Festival (quinta-feira, às 19h).

A noite termina com The Limehouse Golem, revisitação feminista do mito de Jack, O Estripador que conta com Bill Nighy no papel principal e passa às 00h15 na Sala 3 do Cinema São Jorge.

Quarta-feira, 6 de Setembro

Quarta-feira é dia de conversa com Roger Corman, seguida de sessão de autógrafos (19 horas, Sala 2 do Cinema São Jorge). Corman, convidado de honra do Festival, apresenta o seu filme X: The Man with the X-Ray Eyes na Sala 3 às 21:25.

A não perder será também a sessão com o filme El Bar, último do mestre Álex de La Iglesia, e Kuso, o inclassificável primeiro filme do músico Flying Lotus (19 e 00:05 horas na Sala Manoel de Oliveira, respectivamente).

Quinta-feira, 7 de Setembro

Para o terceiro dia, quinta-feira, está reservado um dos filmes mais aguardados do MoteLX: The Untamed, de Amat Escalante, história de terror sobrenatural que valeu ao realizador mexicano o Leão de Prata no último Festival de Veneza. Passa às 16:40 na Sala Manoel de Oliveira.

Este será ainda ao dia em que Roger Corman recebe a distinção ‘MOTELX – Mestre de Terror’: será às 21:30 no Teatro Tivoli BBVA, altura em que vai ainda passar The Masque of the Red Death. À mesma hora, na Sala Manoel de Oliveira há The Bad Batch, odisseia pop pós-apocalíptica da realizadora Ana Lily Amirpur cujo elenco conta com Keanu Reeves e Jim Carrey.

Sexta-feira, 8 de Setembro

Sexta-feira começa com a exibição, pela primeira vez em sala, do filme de animação O Livro da Vida seguida de uma conversa com Eduardo Sá (Teatro Tivoli BBVA, 10:30). O dia acaba com o filme coreano Train to Busan de Yeon Sang-ho em sessão dupla com Game of Death de Sébastien Landry e Laurence Baz Morais (Sala Manoel de Oliveira, 00:00).

Pelo meio há sessão especial de Excitação de Jean Garret, o “menino de ouro” do cinema-exploitation paulistano dos anos 70 (19:25, Sala 3), e Lowlife, a primeira longa-metragem de Ryan Prows (21h30, Sala Manoel de Oliveira).

Sábado, 9 de Setembro

O fim-de-semana fica marcado pela presença de um convidado de honra: Alejandro Jodorowsky. O cineasta sobe ao palco do Teatro Tivoli BBVA no sábado para apresentar Santa Sangre e receber o galardão ‘MOTELX – Mestre de Terror’, às 19 horas.

Antes, Jodorowsky estará à conversa com o crítico Kim Newman e dará uma sessão de autógrafos (17:30, Sala 2). No mesmo dia destaca-se a exibição de Boys in the Trees do australiano Nicholas Verso, e Cold Hell, o mais recente filme de Stefan Ruzowitzky (vencedor do Óscar para Melhor Filme Estrangeiro, em 2007), ambos na Sala Manoel de Oliveira (16:40 e 21:35, respectivamente).

A noite prolonga-se com It’s Alive!, uma maratona de escrita de terror fora de horas que ocupa a Sala 2 do Cinema São Jorge até às duas da manhã.


Veja o vídeo no canal de YouTube do TRENDY.


Domingo, 10 de Setembro

O último dia do Festival, Domingo, é a oportunidade para ver El Topo, um filme de 1970 gravado em 35 mm, com apresentação de Jodorowsky (16:05 horas, Sala Manoel de Oliveira), bem como uma sessão da coprodução luso-espanhola de 1977, O Espírita (19 horas, Sala 2).

No Domingo vai ainda haver tempo para uma leitura ao vivo do argumento de Linhas de Sangue (previsto para 2018) com Rita Blanco, Pêpê Rapazote, Soraia Chaves, José Raposo e muitos outros actores conhecidos do grande público (17:30, Sala 2).

O MOTELX termina com a passagem do filme It de Andy Muschietti na Sessão de Encerramento (21h00, Sala Manoel de Oliveira). Esta é a adaptação do best-seller de Stephen King que trouxe ao mundo o palhaço maléfico Pennywise e que bateu recordes com o trailer mais visto de sempre no dia de lançamento.

Os vencedores dos Prémios MOTELX – Melhor Curta de Terror Portuguesa/Méliès d’Argent e Melhor Longa de Terror Europeia/Méliès d’Argent serão revelados durante a cerimónia de encerramento, que contará com a presença de Roger Corman e Alejandro Jodorowsky, bem como dos jurados Kim Newman, Rogério Samora, Maria João Bastos, Carlão, Iris Cayatte e Can Evrenol.

Links úteis

App MoteLX para iOS e Android
Informação sobre bilhetes
PDF com os horários do MoteLX
Programa do MoteLX em PDF
Site oficial do MoteLX
Página de Facebook do MoteLX

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].