Lobo Mau está de volta ao festival de cinema de terror MOTELX com filmes para crianças

Lobo Mau MOTELX 2018
Lobo Mau MOTELX 2018

O objectivo da programação do Lobo Mau (que acontece em paralelo com o MOTELX) é ajudar as crianças a lidar com os medos.

O Lobo Mau vai voltar a “uivar” durante o mais uma edição do Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, o MOTELX. Este ano, a programação inclui «cinema, workshops, jogos e outras actividades».

Esta secção do MOTELX dedicada aos mais novos vai acontecer durante os dois primeiros fins-de-semana de Setembro: dias 1, 2, 8 e 9.

Durante estes quatro dias, o MOTELX preparou um «conjunto de actividades que visam ajudar as crianças a enfrentar e gerir os seus medos», diz Sara Lopo, da equipa de programadores do festival.

Segundo a mesma responsável, o objectivo é juntar pais e filhos: «Decidimos criar e continuar a aumentar uma programação que promova a interacção das crianças com este género e aproxime as famílias em torno do terror».

No Cinema São Jorge vai passar o filme brasileiro Castelo Rá-Tim-Bum, numa sessão especial dedicada às escolas, para crianças com idades a partir dos seis anos.

Já aos Sábados, o Lobo Mau vai até a Cinemateca para mostrar filmes sobre um dos monstros mais conhecidos do cinema: Frankenstein. Estas sessões assinalam os duzentos anos do livro de Mary Shelley.

Em relação a outras actividades, o projecto Maria Brinca à Sombra vai promover ateliers de brilho e de luz, onde as crianças vão poder brincar e criar cenários e histórias.

Também vais ser possível criar «monstros protectores» num workshop de expressão plástica da iniciativa O Meu Monstrinho. Ângela Pereira, da Rub-a-Duckie, vai ensinar a fazer bolinhos assustadores e o São Jorge vai transforma-se numa casa assombrada para receber um peddy-paper.

Além da Cinemateca e do Cinema São Jorge, o Lobo Mau vai andar pelo Museu Coleção Berardo, onde crianças com mais de oito anos vão poder assistir a uma selecção de curtas-metragens que abordam temáticas relativas ao meio ambiente e às alterações climáticas.

Estes filmes servem, depois, como mote para a uma actividade organizada pelo Serviço Educativo do Museu Coleção Berardo. A par destes espaços, este ano a secção conta com um novo local para as suas iniciativas: o espaço do Projeto Bússola.

A 12.ª edição do MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa vai ficar pela cidade entre 4 a 9 de Setembro, no Cinema São Jorge. Pode ver o programa completo do Lobo Mau aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].