Offisde Lisboa: tudo sobre o primeiro festival de cinema sobre futebol

São apenas três dias, mas vão ser 72 horas a dar tudo no cinema. O Offside Lisboa vai ter a sua primeira edição este ano e mostrar vários filmes sobre futebol.

Filmes, comida, conversa e, claro, futebol. O primeiro festival de cinema dedicado ao desporto-rei vai acontecer em Lisboa entre 25 e 27 de Maio.

A organização é da Associação Bola na Tela, criada por um «grupo de amigos que tinham tanto de amantes de cinema como apaixonados por futebol»: Aires Gouveia, Carlos Miranda e João Tibério.

O apoio à programação é dado pela Filmin, a plataforma web de streaming de cinema independente criada em Portugal. Na produção do Offside Lisboa estão ainda Astrid Ferriere, Daniela Guerra e Mariana Vilela.

Esta primeira edição é a tentativa de criar um buzz semelhante a outros festivais idênticos que acontecem lá fora, como o 11mm (Berlim), o Kickin & Screening (Nova Iorque), o La Lucarne (Pari), o Cinefoot (Rio de Janeiro) e o Offside Fest (Barcelona).

A organização apresentou esta semana o programa completo do Offside Lisboa (offside, em inglês, significa ‘fora de jogo’) numa sessão que contou com a presença do jogador Nuno Gomes e do jornalista desportivo Rui Miguel Tovar.

O que vamos poder ver no Offside Lisboa?

Filmes sobre futebol, claro. No total, vão ser dez curtas-metragens e seis longas-metragens, que se vão concentrar em dois locais: o restaurante O Reserva e o Museu do Desporto.

As sessões vão ser às 15, 17, 20:30 e 21:45, com as de abertura e encerramento a fugirem a este padrão. A sessão de abertura vai ter lugar no Campo Polidesportivo de Santa Catarina (21:30, ao ar livre) com o filme português Até Lá Abaixo.

Já a de encerramento será no Museu do Desporto (18:45) e vai passar um filme sobre um dos mais talentosos jogadores ingleses de todos os tempos: George Best – AllByHimself.

Entre 25 e 27 de Maio há vários destaques na programação. Um deles é o filme brasileiro Minas de Futebol, que aborda a «questão do género, partindo do caso de uma equipa feminina de São Paulo em competição num campeonato masculino», diz a organização.

Outro dos destaques é El Zurdo: The Revenge of the Underdog, que explora as «humildes mas fervorosas origens do actual seleccionador argentino Jorge Sampaoli».

Nos filmes documentais, o destaque vai para o italiano Crazy for Football, onde um conjunto de doentes psiquiátricos que fazem parte da primeira selecção transalpina a «participar no mundial
para pacientes desta natureza».

Finalmente temos a produção chilena Cuatro Colores que conta a história do Club Deportivo Palestino, uma equipa que apoia a causa palestiniana no conflito israelo-árabe.

Na lista há ainda mais duas curtas nacionais: uma sobre os bastidores de um estádio e outra sobre o regresso do Farense aos campeonatos profissionais de futebol. A lista completa de filmes do Offside Lisboa pode se vista aqui.

Além dos filmes, o que há mais?

A actividade paralela com mais destaque é um cine-jantar no restaurante O Reserva, dia 27 de Maio. Aqui, os chefs Alex São Miguel e Diogo Souza criam pratos associados ao futebol e à street food, com a passagem de oito curtas-metragens.

No mesmo dia, pelas 14:30, no Museu do Desporto, acontece o debate Temos de Falar Sobre Justin: Futebol Fora do Armário. Esta conversa será sobre os vinte anos da morte trágica de Justin Fashanu, o primeiro profissional de futebol a assumir publicamente a homossexualidade.

Durante o fim-de-semana do Offside Lisboa, o Museu do Desporto vai ter várias exposições. O destaque é a do fotojornalista João Henriques, uma extensão do filme Até lá Abaixo.

No dia da final da Champions League (Real Madrid – Liverpool, 26 de Maio) vai haver uma Festa dos Campeões Europeus na Academia de Recreio Artístico a partir da 19:45.

Finalmente, num festival dedicado ao futebol também vai haver jogos a sério: quem se quiser pode inscrever-se num mini-torneio de futsal que vai ter lugar no Campo Polidesportivo de Santa Catarina, dia 26 de Maio, às dez horas.

E os bilhetes?

Os bilhetes e os passes para as sessões de cinema e actividades paralelas do Offside Lisboa podem ser comprados online, na BlueTicket, com preços a começar nos quatro euros.

O programa completo em PDF, pode ser descarregado aqui. Para mais informações sobre o Offside Lisboa pode consultar o site oficial do evento.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].