Depois de anos em que os lançamentos de calçado foram 99% das novidades da Josefinas, a marca mostra o seu primeiro grande acessório de moda: uma lancheira.
Sabrinas, ténis, botas, chinelos, sapatos… uma análise rápida aos lançamentos da Josefinas nos últimos cinco anos mostra que a marca poucas vezes anunciou outros produtos que não foram para calçar.
O primeiro foi em 2015: uma colecção de dois porta-chaves em prata, feitos à mão, com franjas de pele em rosa e em preto. Em Junho de 2016, a Josefinas anunciou a sua primeira mala a que chamou Sophie, em homenagem à actriz Sophia Loren.
Ainda no mesmo ano, mas em Dezembro, chegava a vez de um acessório para «dar vida às malas da mulheres portuguesas»: as Fuzz Letters, em faux-fur (pêlo falso), tipo porta-chaves com a forma de todas as letras do alfabeto. Estes três acessórios já não estão à venda na loja on-line da marca.
Em 2017, saíram uns pon-pons também em faux-fur para prender no topo dos ténis da Josefinas, os Hazel Cat Pink – contudo, não podemos contar com este lançamento para o extra-calçado, uma vez que foram feitas pera uso exclusivo com os sapatos da marca. O mesmo aconteceu com os atacadores #ProudToBeAWoman e outra linha de outros pom-pons coloridos: os Crazy Faux Fur.
No portfólio da marca houve ainda espaço para os Power Stickers (autocolantes) para colar nos sapatos da Josefinas e uma máscara de dormir, a Dream Big.
O lançamento mais recente de um produto não relacionado com calçado foi feito em Fevereiro deste ano: um conjunto de t-shirts criado para apoiar a lutra contra a violência contra mulheres, com design de Jacqueline Bissett.
Agora, chega a vez de um novo acessório de moda, que é, assim, apenas o quarto acessório de moda independente de calçado criado pela Josefinas, desde que a marca foi fundada por Filipa Júlio e Maria Cunha.
Esta novidade chama-se Pink Power Lunch e é, segundo a marca uma lancheira que não parece uma lancheira». E é verdade: esta mala térmica que podemos usar para «levar o almoço ou o lanche para o trabalho» mais parece um necessaire.
A Pink Power Lunch tem uma alça ajustável, pode acomodar duas caixas com o «máximo de 17 cm de diâmetro», o «interior é térmico e impermeável» e o «bolso lateral acomoda talheres». Ainda assim, a Josefinas lembra que esta lancheira pode, também, ser usada como uma «mala, no dia-a-dia».
«Todas nós, na Josefinas, trazemos almoço para o escritório, mas nunca encontramos uma lancheira que gostássemos verdadeiramente. Ou eram infantis, ou eram menos bonitas, ou eram mais um anexo aborrecido à mala principal… então, criamos a nossa!», conta Maria Cunha.
Esta Pink Power Lunch é feita em parceria com uma empresa do norte de Portugal «liderada por mulheres e que apenas trabalha com mulheres artesãs», revela ainda a fundadora da Josefinas.
O preço é, como seria de esperar, em linha com os valores praticados pela marca portuguesa nos seus produtos: em média, um par de calado Josefinas custa cerca de 250 euros. A Pink Power Lunch pode ser comprada por 180 euros e, por mais 35 euros, pode levar um monograma em branco, amarelo, bordeaux e azul-escuro.