Josefinas cria linha de t-shirts para ajudar a APAV e mulheres vítimas de violência doméstica

T-Shirts Collections Josefinas
T-Shirts Collections Josefinas

As primeiras t-shirts da Josefinas têm ilustrações da artista britânica Jacqueline Bissett e mostram mulheres com nódoas negras, juntamente com uma desculpa para as mesmas. As vendas revertem para a APAV.

São três, as t-shirts criadas pela Josefinas (a colecção Collections), criadas em parceria com Jacqueline Bissett para chamar a atenção sobre o problema das mulheres vítimas de violência doméstica,

Cada uma das três t-shirts mostra um desenho de uma mulher agredida, mas junta-lhe uma desculpa típica dada na altura de justificar nódoas negras e proteger o agressor: I Walked Into Something, I Ran Into a Dor e I Fell Down The Stairs (‘fui contra qualquer coisa’, ‘bati contra uma porta’ e ‘caí das escadas’, respectivamente).

A linha Collections vai servir para ajudar as Casas de Abrigo da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), com o valor das vendas a reverter para esta organização. Cada modelo custa 79 euros e pode ser comprado online, na loja da Josefinas.

O tema da violência doméstica tem estado na agenda mediática nacional, depois dos assassinatos do Seixal: Pedro Henriques matou a sogra e a filha de dois anos, depois de já ter sido sinalizado por violência doméstica contra a mulher.Desde o início de 2019, esta foi a décima mulher assassinada, vítima de violência doméstica em Portugal.

Esta é a segunda iniciativa da Josefinas com a APAV, já que em Julho de 2018 a marca portuguesa tinha lançado a linha You Can Leave composta por três pares de ténis: Leave, Speak e Strong (298 euros).

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].