HBO Portugal: a partir de cinco euros por mês já pode ver 4500 séries e filmes na TV ou no smartphone

HBO Portugal TV
HBO Portugal TV

Já é possível aceder ao serviço de streaming da HBO em Portugal, a partir de uma TV box da Vodafone, do computador, do smartphone Android e mesmo pela PS4.

Na semana passada, ficámos a saber que a Vodafone iria ser a parceira da entrada em Portugal do serviço de streaming da HBO (produtora de séries como Game of Thrones ou Westworld).

Hoje, quer a Vodafone, quer a HBO oficializaram a disponibilidade deste serviço no País, mas não nos moldes em que estávamos à espera – ou seja, há coisas importantes a esclarecer.

A primeira é que o nome: não vai ser como ‘HBO Now’ que este serviço de streaming chega a Portugal. O nome usado nos EUA é deixado de lado pela marca na Europa, que prefere adicionar o país onde está à sua sigla – a designação oficial desta plataforma é, assim, HBO Portugal.

A segunda é o facto de a exclusividade de acesso à HBO ser da Vodafone, mas apenas no que a TV boxes diz respeito. Ou seja, os clientes da Meo e da Nos não podem entrar no serviço pelas suas TV, já que este recurso está apenas disponível na box da Vodafone: basta clicar no botão ‘Menu’ do comando e navegar para a direita. Também pode ir até ao canal 106 e carregar em ‘Ok’ para entrar na HBO.

Quem não for cliente Vodafone vai ter de aceder à HBO Portugal a partir de outros locais: uma das alternativas é o browser da Smart TV, caso tenha uma televisão compatível. As televisões inteligentes da LG são as únicas que, segundo a HBO, têm a app para usar.

HBO Portugal

Mas há mais opções: existem aplicações para a consola da Sony PlayStation 4 e para smartphones/tablets Android. Depois, se tiver um Chromecast da Google ligado à televisão, pode fazer o streaming para o ecrã da mesma a partir da app.

Em qualquer computador, pode aceder ao HBO Portugal a partir do site hboportugal.com. Também há uma app para a Apple TV, mas estranhamente, não há qualquer aplicação na App Store para iPad e iPhone, nem vai ser possível ver conteúdos acedendo ao site pelo Safari.

No ecrã do um iPad ou de um iPhone, aparece o aviso: «Tem de descarregar a aplicação da HBO Portugal para poder abrir este conteúdo num dispositivo móvel». Problema? Não há, como dissemos, aplicação da HBO para iOS, em Portugal, nem o link abre coisa alguma.

Finalmente, a terceira coisa que importa esclarecer é o preço: há apenas uma única mensalidade, tal como acontece com a Amazon Prime (actualmente há uma promoção de seis meses a 2,99 euros), e em oposição à Netflix, que tem três opções.

Em Portugal, o preço é de 4,99 euros por mês com os primeiros trinta dias a terem utilização gratuita. Podemos associar cinco dispositivos de uma vez à nossa conta HBO Portugal, mas o serviço só pode ser usado em dois ecrãs ao mesmo tempo. O pagamento pode ser feito com cartão de crédito ou então com uma conta PayPal.

HBO Portugal Smartphone

A HBO Portugal traz um portfólio com «4500 séries e filmes», entre os quais estão A Guerra dos Tronos, True Detective, Westworld, Big Little Lies e clássicos como Os Sopranos, O Sexo e a Cidade.

E se se estiver a perguntar sobre se a oitava e última temporada de Game of Thrones estreia em Portugal ao mesmo tempo que nos EUA na HBO Portugal, a resposta é ‘sim’.

Nos ‘Filmes’, temos a saga Harry Potter (que recentemente foi toda disponibilizada na Netflix), Wonder Woman, The Departed, I Am Legend ou Gravidade. Há ainda uma área ‘Kids’ com conteúdos especiais para crianças com A Porquinha Pepa, Pocoyo, Ruca, Shrek, A Idade do Gelo ou o Panda do Kung Fu.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].