Samsung Micro LED: conheça a TV que pode ter um ecrã com a medida que quisermos

©Samsung Micro LED The Wall
©Samsung Micro LED The Wall

A Samsung tem uma televisão com painéis quadrados chamados Micro LED que se podem juntar para ter uma ecrã com o tamanho que quisermos.

Quadrado a quadrado: será assim o futuro da televisão? Pelo menos é esta a nova ideia que a Samsung apresentou em Las Vegas hoje (EUA), com base numa tecnologia chamada Micro LED.

O que está é causa é a possibilidade de juntarmos vários quadrados com um tamanho semelhante a um iPad para criar um ecrã com as dimensões (e formatos) que quisermos.

Desta forma, poderá ser possível, no futuro, começarmos com um kit de ecrãs que nos permitem “montar” uma televisão de 40 polegadas, por exemplo, e, mais tarde, comprar mais quadrados Micro LED e aumentarmos o tamanho da TV para 75 polegadas.

A televisão modular da Samsung começou por ser mostrada com um tamanho de 2019 polegadas, conhecida por The Wall (a parede); mas, durante a apresnetação, os responsáveis da marca coreana conseguiram criar uma TV de “apenas” 75 polegadas usando apenas alguns dos quadrados da The Wall.

«Esta tecnologia Micro LED está na vanguarda da próxima revolução do mercado dos ecrãs, com displays inteligentes e personalizáveis que se destacam em cada categoria. Os ecrãs Samsung Micro LED não têm limites, apenas possibilidades infinitas», disse Jonghee Han, presidente da área de visual display da empresa.

Falar em tamanho de ecrã também é, neste caso, falar de formatos: o facto de estarmos a falar de quadrados com ecrãs independentes, pode levar à criação de displays totalmente originais.

Micro LED Samsung

Pense em Tetris: já pensou que a sua próxima televisão pode ter o formato de qualquer uma das peças deste famoso jogo de computador?

A verdade é que a funcionalidade modular do Micro LED permite que sejam criadas TV com 9×3 quadrados, 5×4 ou até mesmo uma fila de 7, na horizontal/vertical. «Todas as possibilidades de design são possíveis», lembra a marca.

É caso para dizer que o limite será mesmo a imaginação, sendo que a acompanhar o formato vêm os rácios de imagem. Actualmente, o mais usado é o 16:9, mas já temos monitores de computadores com ecrãs 21:9, o usado pelos cinemas. E que tal um 32:9?

Outra das características dos painéis Micro LED é não terem moldura, o que faz com que seja evitado o efeito video wall (com as linhas pretas a meio), com limites visíveis entre ecrãs, muito usado nas estações de televisão há uns anos.

«O resultado é um efeito “infinito” perfeito e impressionante, que permite ao ecrã harmonizar de forma elegante com qualquer ambiente», diz a Samsung. Para já, este conceito Micro LED da Samsung ainda não está em fase comercial, por isso ainda não é conhecida data de chegada ao mercado nem preços.


Veja este e mais vídeos de tecnologia no canal de YouTube do TRENDY.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].